Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como deve ser um banheiro na Lua? NASA pagará até US$ 35 mil pela melhor ideia

Por| 01 de Julho de 2020 às 10h38

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Quando novos astronautas da NASA chegarem à Lua através do Programa Artemis a partir de 2024, eles permanecerão por lá durante algum tempo e, por isso, precisarão de um banheiro adequado. Para criar o melhor banheiro lunar possível, a NASA quer receber sugestões e ideias do público sobre a melhor maneira de fabricar um banheiro fácil de usar.

O desafio não é simples de resolver. Por exemplo, as naves da era Apollo, que levaram os humanos à Lua na década de 1960, dispunham apenas de tubos de borracha para urinar e sacolas plásticas com anéis pegajosos ao redor da borda, presos às costas, para o “número dois”. Na Estação Espacial Internacional (ISS), as coisas são mais modernas, mas também incluem tubos que parecem desconfortáveis, e também são um desafio para se utilizar.

Por isso, a NASA criou o "Lunar Loo Challenge", uma competição em parceria com a HeroX para criar o melhor banheiro espacial para os futuros colonizadores da Lua. O banheiro deve ser versátil, pois será necessário tanto na órbita lunar, a bordo da espaçonave, onde os astronautas estarão em microgravidade, e também na superfície da Lua, onde há um sexto da gravidade da Terra.

Continua após a publicidade

A agência espacial norte-americana quer ver as diversas opiniões e diferentes perspectivas de cientistas colaboradores, segundo Mike Interbartolo, gerente de projetos do Lunar Loo Challenge, que trabalha com o Human Sistema Lunar Lander da NASA. A agência vai recompensar os melhores participantes do concurso com até US$ 35.000, e as melhores ideias serão aproveitadas no banheiro do módulo de aterrissagem da missão Artemis.

Além disso, a NASA também planeja testar um novo banheiro na ISS ainda este ano, chamado de Sistema Universal de Gerenciamento de Resíduos (tradução livre para Universal Waste Management System). Este banheiro será usado na nave Orion, que levará os astronautas à órbita lunar durante as missões Artemis, mas a NASA quer algo um pouco diferente no módulo de pouso. Afinal, quando os astronautas estiverem na superfície lunar, a Orion estará na órbita, entre 20 a 24 horas de distância do módulo de pouso. Os astronautas passarão cerca de seis dias e meio na Lua, e um banheiro se tornará necessário ali.

Para ganhar o prêmio de melhor design do Lunar Loo, os participantes precisam seguir uma série de especificações estabelecidas pela NASA. Por exemplo, o banheiro deve ter um determinado tamanho e peso, não pode consumir muita energia, e deve ser rápido de se utilizar. O Lunar Loo também inclui uma competição semelhante para crianças e jovens de até 18 anos. Um painel de engenheiros da NASA decidirá qual banheiro funciona melhor e, além do dinheiro, os vencedores receberão um passeio pelo Johnson Space Center da NASA em Houston.

Continua após a publicidade

Fonte: HeroX, The Verge