Publicidade

Primeira missão totalmente privada à ISS é adiada para o dia 6 de abril

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Axiom Space
Axiom Space

A primeira missão privada da Axiom Space, a Ax-1, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), está prevista para ser lançada no dia 6 de abril. O lançamento aconteceria no próximo fim de semana, mas precisou ser adiado em alguns dias após a NASA definir para o dia 1º de abril a última rodada de testes com o foguete Space Launch System (SLS), que em breve decolará na missão Artemis I.

Até então, a Ax-1 seria lançada no próximo dia 3, a partir do Kennedy Space Center (KSC), na Flórida, mas na segunda-feira (28) a NASA oficializou o dia 1º de abril para realizar a última rodada de testes com o SLS, conhecido como “ensaio molhado”, também nas instalações do KSC.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para realizar a missão, a Axiom conta com a SpaceX. A Ax-1 será lançada por foguete Falcon 9 e uma cápsula Crew Dragon levará seus quatro tripulantes até a ISS, onde permanecerão por cerca de oito dias. Três deles são clientes comerciais e, o quarto, Michael López-Alegría, funcionário da Axiom e ex-astronauta da NASA.

Enquanto isso, a próxima missão da SpaceX para a NASA, a Crew-4, segue prevista para o dia 19 de abril. Ela enviará três astronautas norte-americanos e um da Agência Espacial Europeia (ESA) para uma longa estada na ISS. O atraso da Ax-1, por enquanto, não afetará o cronograma dessa missão.

O “ensaio molhado” do SLS simulará uma série de atividades e procedimentos que antecedem um lançamento oficial, incluindo o abastecimento do foguete — são todas as etapas de um lançamento, sem a decolagem, é claro.

A Artemis I está prevista para ser lançada entre maio ou junho, mas a NASA definirá a data assim que os resultados dos testes confirmarem o sinal verde para o poderoso sistema decolar e lançar a nave Orion rumo a uma viagem não tripulada ao redor da Lua.

Fonte: NASA, Via Space.com