Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lançamento da missão Artemis I deve acontecer em maio deste ano

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Fevereiro de 2022 às 12h24

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A missão Artemis I, que fará primeiro voo não tripulado do Programa Artemis ao redor da Lua, deve acontecer somente em maio deste ano, segundo informou a NASA na quinta-feria (24). Enquanto os engenheiros avaliam a melhor janela de lançamento, os ajustes são feitos com a nave Orion e o foguete Space Launch System (SLS).

Conforme disse Tom Whitmeyers, vice-administrador associado para desenvolvimento de sistemas de exploração da NASA, a melhor janela para o lançamento da Artemis I continua em avaliação. “Mas também reconhecemos que há muito trabalho pela frente”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Os trabalhos envolvem um teste crucial com a nave Orion montada no foguete SLS, onde todos os fatores envolvidos no lançamento serão verificados. O ensaio no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. Eles devem permanecer quase um mês por lá e, posteriormente, serão encaminhados ao Edifício de Montagem de Veículos (VAB) da agência, onde serão submetidos a novas análises e processamentos adicionais de dados. A primeira janela de lançamento está prevista para de 7 a 21 de maio.

Caso a missão não esteja pronta até lá, as próximas janelas de lançamento serão de 6 a 16 de junho e 29 de junho a 12 de julho. As janelas são limitadas, pois o lançamento deve estar alinhado com a rotação da Terra e a posição da Lua. Além disso, a Orion depende da energia solar e não pode ficar na sombra do planeta por mais de 90 minutos.

Sobre o programa Artemis

A missão Artemis I realizará o primeiro voo do poderoso foguete SLS e a segunda missão da Orion, que esteve na órbita da Terra pela última vez em 2014, para preparar o caminho das missões seguintes do Programa Artemis, que retornará com a humanidade à Lua.

Continua após a publicidade

A Artemis I durará 26 dias. Uma vez confirmado o sucesso da missão, a NASA começará os preparativos para a missão Artemis II, a primeira a levar astronautas a uma viagem ao redor da Lua — sendo a primeira missão tripulada da agência para além da órbita da Terra desde a era Apollo.

Enquanto isso, a missão seguinte, Artemis III, está destinada a pousar astronautas na superfície lunar — ao que tudo indica, por volta de 2025 —, utilizando uma nave da SpaceX.

Mas o Programa Artemis não se encerra por aqui, pois seu objetivo principal é estabelecer uma presença humana permanente e sustentável, tanto na superfície da Lua quanto ao redor dela. O aprendizado do programa será crucial para destinos mais distantes, como Marte.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Space.com