Publicidade

Ponto Nemo: lander tira foto do lugar mais remoto da Terra visto do espaço

Por  | 

Compartilhe:
ispace
ispace

O lander Resilience, da japonesa ispace, tirou uma bela foto da Terra enquanto se prepara para seguir viagem à Lua. A visão do nosso planeta no espaço é espetacular por si só, mas o que torna a imagem ainda mais incrível é que ela mostra o chamado Ponto Nemo, a área mais remota da Terra

A ispace publicou a foto na quarta (29) no X, antigo Twitter. “O Resilience sabe o que significa estar sozinho na vastidão do espaço”, escreveram na postagem. “Olhando de volta para a Terra em 25 de janeiro de 2025, o módulo de pouso estava a cerca de 10.000 km do nossa ‘Bola de Gude Azul’, capturando o Ponto Nemo, o lugar mais remoto do nosso planeta, a cerca de 2.688 km da terra mais próxima”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Ponto Nemo fica no Pacífico, e é tão isolado que os humanos mais próximos de lá não estão na Terra, mas sim na Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita nosso planeta a 400 km de altitude. Esta região remota é o destino das espaçonaves que já encerraram suas atividades — e, aliás, este “cemitério espacial” vai ser o lar da ISS quando chegar ao fim das suas operações na próxima década. 

O Resilience foi criado com base no projeto do lander Hakuto-R, que tentou pousar na Lua em 2023 e acabou se chocando com sua superfície. Ele leva em seu interior várias cargas úteis comerciais e científicas acompanhadas pelo rover Tenacious, que vai tentar coletar amostras lunares e analisá-las. 

No momento, o Resilience está na órbita da Terra e vem ampliando sua trajetória de pouco a pouco para iniciar a viagem à Lua. Se tudo correr bem, ele vai seguir viagem em uma trajetória de alta eficiência energética que vai levá-lo para pousar em Mare Frigoris, no hemisfério norte do nosso satélite natural, em cerca de quatro meses. 

Leia também:

Vídeo: Curiosidades da Lua

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*