Publicidade

7 lugares mais distantes e inacessíveis da Terra — incluindo o Brasil

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Fevereiro de 2022 às 13h20

Link copiado!

NASA
NASA

Pequena para o universo e gigante para nós, a Terra é repleta de lugares distantes das áreas costeiras, considerados os lugares mais inacessíveis do planeta. Conhecidos como polos de inacessibilidade, estes pontos estão presentes tanto em continentes como no maior dos oceanos, o Pacífico.

Um polo de inacessibilidade é definido como um ponto da superfície terrestre localizado a uma máxima distância do litoral mais próximo dele. Por isso, separamos uma lista com alguns dos lugares mais distantes da Terra — incluindo o local mais afastado no Brasil.

Lugares distantes e inacessíveis da Terra

Continua após a publicidade

Ponto Nemo

O Ponto Nemo é, sem dúvidas, o local mais distante de qualquer porção de qualquer continente ou até mesmo ilha da Terra. Também chamado "polo de inacessibilidade do Pacífico”, ele está localizado a mais de 2.866 km de um grupo de ilhas também remotas.

Ele é tão distante de qualquer outro ponto na Terra que os humanos mais próximos dele costumam ser os astronautas que orbitam o planeta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), localizada a mais de 400 km de altitude.

Continua após a publicidade

Seu nome foi inspirado no personagem Capitão Nemo, um antagonista do romance Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), de Júlio Verne. Vale destacar que, em latim, “nemo” significa “ninguém” — nada mais adequado para o lugar mais distante da Terra.

Ilha de Páscoa

A mais de 2.800 km a nordeste do Ponto Nemo, está a Ilha de Páscoa, considerado um dos pontos mais distantes do mundo. Além de algumas pequenas ilhas próximas a ela, a costa mais próxima fica a 3.700 km do Chile, sendo famosa pelas enormes estátuas de pedra, os moais.

Continua após a publicidade

Embora distante de qualquer porção de terra, a Ilha de Páscoa é habitada. No entanto, não se sabe ao sabe quando ela foi ocupada pelos primeiros descentes polinésios, mas historiadores acreditam que tenha sido por volta de 300 a 400 d.C.

Ilha Spitsbergen

Com cerca de 39.044 km quadrados de área e 2.500 habitantes, Spitsbergen faz parte do arquipélago de Svalbard, sendo a maior ilha de toda a Noruega. Ela está localizada a 830 km de distância a leste da Groenlândia e cerca de 950 km ao norte da costa europeia.

Continua após a publicidade

Quase 60% dos habitantes da ilha são noruegueses e 35% são russos e ucranianos. É em Spitsbergen que fica localizado o Svalbard Global Seed Vault, uma espécie de celeiro construído ao pé de uma montanha para proteger sementes de plantas alimentícias caso o mundo enfrente uma crise.

Polo de inacessibilidade da América do Sul

Nem todos os lugares mais distantes da Terra estão localizados em meio aos oceanos. Alguns deles se encontram bem no meio dos continentes, como é o caso do polo de inacessibilidade da América do Sul, localizado no estado de Mato Grosso.

Continua após a publicidade

Especificamente, esse polo fica a uma distância de 44 km da cidade de Arenápolis e aproximadamente 1.000 km a noroeste da capital Brasília. Ele a uma mesma distância de 1.512 km até a costa brasileira e a chilena, do outro lado do continente.

Tristão da Cunha

A ilha Tristão da Cunha, na verdade, faz parte de um arquipélago, sendo a ilha habitada mais ao sul deste território britânico. Ela fica localizada a aproximadamente 2.100 km ao sul de Santa Helena, a porção de terra mais próxima dela.

Continua após a publicidade

Santa Helena, por sua vez, encontra-se a 1.950 km da costa sudoeste do continente africano. Tristão da Cunha é uma ilha quase inteiramente circular, com 34 km de litoral e um cone vulcânico em seu centro que atinge uma altura máxima de mais de 2 mil metros.

Pontos mais isolados na Antártida

Um levantamento realizado em 2005 pelo British Antarctic Survey definiu que, na Antártida, existem dois polos de inacessibilidade.

Continua após a publicidade

O primeiro, chamado Polyus Nedostupnosti — uma antiga base de pesquisas soviéticas —, considera apenas os limites continentais para calcular sua distância. Ou seja, a medida deixa de fora o limite de gelo que rodeia o continente. Esse ponto fica localizado a cerca 878 km do Polo Sul — o ponto mais meridional do planeta.

Já o segundo local mais inacessível da Antártida, esta a aproximadamente 180 km de distância de Polyus Nedostupnosti.

Geórgia do Sul

Continua após a publicidade

Localizada na porção atlântica do Oceano Antártico, a ilha Geórgia do Sul fica a aproximadamente 1.450 km ao leste das ilhas Malvinas e cerca de 4.790 km a oeste da Cidade do Cabo, na costa africana. Com 3.755 km quadrados de área, a ilha é praticamente povoada apenas por animais.

No entanto, um pequeno número de cientistas passam algumas temporadas morando na ilha para realizar pesquisas, sendo os únicos humanos localizados no extremo noroeste da ilha.

Fonte: Encyclopedia Britannica, com informações de El País