Publicidade

The Blue Marble | O quanto a Terra mudou 50 anos após a foto icônica?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Janeiro de 2023 às 22h30

Link copiado!

Imagem: NASA/Reprodução
Imagem: NASA/Reprodução

Em 1972, astronautas da Apollo 17 tiraram a icônica foto chamada The Blue Marble (ou "bola de gude azul"), mostrando a Terra vista do espaço e se tornando uma das fotos mais reproduzidas na história. A imagem também virou um símbolo para o ativismo ambiental nos anos 1970 e, meio século depois, a NASA fez um retrato do nosso planeta similar ao original, revelando o quanto nosso mundo mudou de lá para cá.

Além de ser um registro histórico, a Blue Marble tem algumas peculiaridades. Esta foi a primeira vez em que a Antártida apareceu em alguma fotografia espacial do nosso planeta. Além disso, a imagem saiu da tradicional priorização da Europa e da América do Norte no globo, dando destaque para África e Oriente Médio.

Histórico das fotos da Terra vista do espaço

Continua após a publicidade

Desde a década de 1940 temos fotos da Terra tiradas do espaço, sendo que as primeiras foram clicadas em voos suborbitais e ainda em preto e branco. As imagens coloridas começaram a surgir no início da década de 1960, mas nenhuma capturava todo o globo — até a imagem do satélite ATS-3 fazê-lo em 1967.

Outras famosas capturas incluem as da missão Apollo 8, a primeira a levar astronautas à órbita lunar, em 1968. Entre elas, está a lendária Earthrise ("Nascer da Terra", em analogia ao nascer do Sol, que é "sunrise" em inglês).

Continua após a publicidade

Com a grande popularidade desses registros, a NASA decidiu encerrar o Programa Apollo em grande estilo, pedindo que os membros da Apollo 17 produzissem a imagem que depois ficaria conhecida como Blue Marble.

The Blue Marble, 50 anos depois

Cinco décadas mais tarde, o Deep Space Climate Observatory (observatório espacial que fica a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra) reproduziu a imagem sob o mesmo ângulo, permitindo que nosso planeta seja comparado de lá para cá.

Continua após a publicidade

A nova fotografia já mosta os impactos das mudanças climáticas, intensificadas ao longo das últimas décadas. Pode ser difícil diferenciar gelo e nuvens na imagem, mas é notável que a Antártida perdeu uma grande quantidade de material nestes 50 anos. A neve nas montanhas do Golfo Pérsico também não é mais vista, ainda que isso possa ser atribuído também a variações sazonais.

A mudança mais impactante, porém, é a grande redução da cobertura verde entre os trópicos no continente africano. As florestas da região começam agora centenas de quilômetros ao sul, o que condiz com a desertificação da região, já apontada em diversos estudos.

A ilha de Madagascar sofreu mudanças semelhantes: o que era predominantemente verde se vê agora em marrom, resultado das transformações de uso de solo no local. A ilha é um grande “hotspot” de biodiversidade, abrigando muitas espécies de plantas e animais que só existem lá.

Continua após a publicidade

O resultado da comparação frustraria os movimentos ambientalistas que adotaram a Blue Marble como símbolo da causa na década de 1970, quando ela foi tirada. O que fica para os tempos atuais é a missão de acabar com a degradação do planeta — assim, quando a icônica imagem completar 100 anos, quem sabe a "bola de gude azul" esteja novamente mais colorida.

Fonte: The Conversation