Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Olho em Marte? Sonda tira foto de cratera curiosa no Planeta Vermelho

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Maio de 2024 às 17h06

Link copiado!

ESA/TGO/CaSSIS
ESA/TGO/CaSSIS

Uma nova foto da sonda Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência Espacial Europeia (ESA), mostra uma cratera em Marte que lembra um olho humano. A estrutura inusitada fica em Utopia Planitia, região considerada a maior bacia de impacto em todo o Sistema Solar

Utopia Planitia foi formada pelo impacto de um asteroide e mede 3.300 km de diâmetro, tamanho equivalente a duas vezes o do Deserto do Saara de norte a sul. Em seu interior estão estruturas com gelo, que ajudam os cientistas a entender a ocorrência da água no passado de Marte.

Já a cratera ali foi fotografada quando a sonda estava a cerca de 400 km acima da cratera. Devido ao ângulo, a formação preenche quase o campo de visão inteiro da câmera que integra a TGO. 

Continua após a publicidade

Este “olho marciano” se estende por cerca de 8 km de comprimento. Seu interior tem estruturas que indicam que, quando o material ali foi ejetado após a queda do asteroide, ainda havia gelo em Marte. 

A queda da rocha espacial gerou tanto calor que o gelo derreteu, forçando o deslocamento de uma mistura de água e poeira. 

Segundo a ESA, a aparência suave da cratera é consistente a outras estruturas por perto que têm evidências de ter abrigo água congelada. “Ao ampliar a cratera, é possível ver evidências de encostas e de ondulações esculpidas pelo vento”, acrescentaram os oficiais.

A TGO iniciou sua missão científica em Marte em 2018, e desde então, vem enviando fotos espetaculares do Planeta Vermelho. Mas não pense que as tarefas da sonda envolvem só registros fotográficos: além de tirar as fotos, ela vem ajudando os cientistas a produzir um catálogo dos gases atmosféricos de Marte, enquanto mapeia a água na superfície de lá.

Fonte: ESA