Publicidade

O que é Lua Rosa, Lua Azul e Lua de Sangue?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Outubro de 2021 às 08h45

Link copiado!

Christian Ronnel/Creative Commons
Christian Ronnel/Creative Commons

A Lua pode ter muitos nomes, de acordo com a região. Aqui no Brasil, usamos alguns como Lua cheia, nova, crescente e minguante para nos referirmos às fases lunares, mas o hábito de mencionar termos mais exóticos como “superlua” ou “lua de sangue” tem se tornado comum nos últimos anos. Entretanto, eles não pertencem à nossa cultura, e sim a povos antigos do hemisfério norte.

Embora no Brasil não haja o costume de dar nomes à Lua senão para determinar suas fases, vivemos em um mundo globalizado, então é comum entrar no “hype” de alguns eventos lunares que ainda são tradicionais no hemisfério norte. Como alguns termos podem confundir um pouco, vamos conhecer o significado de alguns dos principais nomes “diferentões”.

Lua Rosa (Pink moon)

Continua após a publicidade

Na antiguidade, as luas cheias eram as que mais ganhavam nomes especiais, de acordo com a época do ano. Por exemplo, a Lua cheia de abril era conhecida como Lua Rosa, por causa das flores que desabrochavam no início da primavera. No hemisfério norte, a estação das flores começa entre 20 e 21 de março, mas a primeira Lua cheia acontece no mês seguinte. Aqui, no sul do globo, a primavera começa em setembro, então não faz sentido adotar o nome Lua Rosa.

Lua de sangue (Blood moon)

Continua após a publicidade

Junto da superlua, a Lua de sangue talvez seja uma das mais mencionadas, mas o que ela significa? Trata-se, na verdade, de um eclipse lunar total, sem nenhum significado astronômico importante. O nome é uma referência à vista impressionante que ela pode oferecer no céu noturno, geralmente com uma nova coloração avermelhada.

Além disso, a Lua de sangue sempre será uma Lua cheia, já que é apenas nessa fase em que um eclipse pode acontecer. Normalmente, a Lua cheia não tem eclipse porque a órbita lunar acontece em um plano ligeiramente diferente do trajeto da Terra em relação ao Sol, mas às vezes os planos coincidem e o planeta passa entre a Lua e o Sol, bloqueando os raios solares e escurecendo a superfície lunar.

Se a Terra bloquear parcialmente o Sol, apenas parte da Lua mergulhará na sombra do nosso planeta, resultando em um eclipse parcial. Durante um eclipse total, entretanto, a Lua está totalmente escurecida pela Terra, mas há um porém: um pouco de luz solar "vaza" pelas bordas do disco do planeta, projetando alguma iluminação na superfície da Lua. No processo, as ondas de luz são esticadas, por isso parecem vermelhas.

A intensidade do vermelho em uma Lua de sangue vai depender da poluição, nuvens e detritos na atmosfera terrestre. Se um eclipse total acontecer logo após uma erupção vulcânica, as partículas na atmosfera farão a Lua de sangue parecer mais escura do que o normal.

Continua após a publicidade

Lua de lobo (Wolf moon)

Talvez a imagem lhe seja familiar: um lobo uivando para a Lua cheia. Bem, os lobos uivam em qualquer uma das fases lunares, mas será que essa em específico tem algum efeito sobre estes animais? Provavelmente, não. Durante a primavera e início do verão, por exemplo, os lobos uivam apenas para seus companheiros. Mas diz-se que, em janeiro, os lobos estavam mais famintos que o habitual devido ao inverno.

O termo, portanto, tem origem mais antiga de povos dos Estados Unidos e é pouco difundido por aqui, mas talvez você já tenha ouvido falar da "Lua de lobo". Isso não tem nada a ver com a aparência do nosso satélite natural durante algum evento; é o nome que antigamente davam à primeira Lua cheia de janeiro. Em algumas culturas, essa mesma Lua era conhecida como Lua Velha, Lua do Gelo e Lua da Neve.

Continua após a publicidade

Lua negra (Black moon)

A “Lua negra” que ocorre a cada 32 ou 33 meses, aproximadamente, quando um mesmo mês tem duas luas novas. A segunda delas será conhecida como Lua negra. Mas essa não é a única definição para o termo. Por exemplo, algumas pessoas podem usá-lo para se referir a uma situação oposta, ou seja, em que não há luas novas durante um mês inteiro.

Meses sem Lua nova só pode acontecer durante o mês de fevereiro, que normalmente tem 28 dias. Como um ciclo lunar dura 29,5 dias, é possível que fevereiro não tenha uma Lua cheia ou Lua nova. Outra definição diz que Lua negra é a terceira Lua nova em uma temporada de quatro, independentemente dos meses. Não se sabe ao certo de onde essas definições surgiram.

Continua após a publicidade

Lua azul (Blue moon)

A Lua azul também pouco tem a ver com fenômenos visuais em nosso satélite artificial. O nome vem do termo em inglês "once in a blue moon", que significa "muito raramente" ou "de vez em quando". Pois é, o termo, além de muito recente (surgiu na década de 1930), é apenas uma metáfora para dizer que se trata de um evento que não ocorre o tempo todo. Isso porque, assim como a Lua negra, refere-se à segunda Lua cheia de um mesmo mês, ou à terceira Lua cheia em uma estação do ano que tenha quatro delas.

Dessa vez, parece claro quando e por que as coisas ficaram confusas. A Lua azul foi descrita pelo Maine Farmer's Almanac (uma publicação anual que desde 1818 fornece informações sobre eventos como este nos EUA e Canadá) como a terceira Lua cheia de uma estação que tem quatro. Mas, na década seguinte, a revista Sky&Telescope publicou um artigo intitulado “Uma vez em uma lua azul”, na qual o autor James Hugh Pruett citou o almanaque do Maine com uma interpretação errada, dizendo que “a segunda (Lua Cheia) em um mês é chamada de Lua Azul”.

Continua após a publicidade

A Sky&Telescope reconheceu o erro em uma edição de 1999, e sua editora Diana Hannikainen afirma que o termo foi “na verdade uma bobagem do calendário" que apareceu nas páginas da revista, mas a coisa toda se espalhou para o mundo a partir daí. "Blue moon" acabou se tornando um termo tão popular nos EUA que inspirou livros, filmes e músicas — você talvez tenha pensado na canção Blue Moon, Richard Rogers e Lorenz Hart, e interpretada por artistas como Elvis Presley e Frank Sinatra.

Lua da colheita (Harvest moon)

Por fim, a Lua da colheita é importante para culturas agrícolas, pois se trata da única Lua cheia que ganhou um nome por causa de um equinócio, e não devido a um mês. Refere-se à Lua cheia mais próxima do início do outono, que começa no dia 22 ou 23 de setembro no Hemisfério Norte.

Continua após a publicidade

Na maioria das vezes, a Lua da colheira acontece em setembro, mas a cada três anos ocorre em outubro. Quando isso ocorre, ela coincide com a Lua do Caçador, que se refere à época em que os povos do hemisfério norte se preparavam para o inverno que se aproximava, caçando e preservando carnes para alimento. A Lua cheia de outubro também é conhecida como Lua de Sangue ou Lua Sanguínea, mas não deve ser confundida com o eclipse lunar total.

A Lua da colheira é astronomicamente especial porque o tempo entre um nascer da Lua e o outro fica mais curto nessa época. Normalmente, a Lua nasce em média 50 minutos mais tarde todos os dias em um ciclo lunar, mas, por alguns dias perto da Lua da colheita, essa diferença se torna inferior a 50 minutos. Essa Lua também significava que os fazendeiros podiam trabalhar e colher suas safras por mais tempo à noite.