Publicidade

O que é a Lua Azul?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Agosto de 2023 às 18h42

Link copiado!

Giorgia Hofer
Giorgia Hofer

Você sabe o que é a Lua Azul? É apenas o nome da segunda Lua cheia de um mesmo mês, fenômeno que é um tanto quanto raro, e por isso chama atenção. Mas saiba que, apesar do nome, a Lua não fica azul em uma "Lua Azul"!

Tal nome surgiu durante a década de 1930 e tem suas raízes na expressão em inglês once in a blue moon ("uma vez em uma lua azul", em tradução literal), bastante usada para descrever algo que acontece raramente. A Maine Farmer’s Almanac, publicação que traz informações sobre fenômenos do tipo desde 1818, descreve que o termo começou a ser usado para se referir à terceira Lua cheia em uma estação com quatro delas.

Alguns anos depois, a revista Sky&Telescope publicou um artigo que dizia que a Lua azul era, na verdade, a segunda Lua cheia em um mês. O erro foi reconhecido somente em 1999, mas naquela época, a expressão já havia caído no gosto popular principalmente nos Estados Unidos, e segue usada mesmo hoje.

Continua após a publicidade

A Lua Azul

Como mencionamos acima, a Lua azul pode ser definida de diferentes formas, todas relacionadas à fase cheia. Uma nos diz que a segunda fase cheia que ocorra em um mesmo mês do calendário, com duas delas, pode ser considerada uma Lua azul.

A outra envolve a terceira fase cheia em uma estação astronômica com quatro delas. Neste caso, vale lembrar que as estações astronômicas começam e terminam nos equinócios e solstícios.

Continua após a publicidade

A Lua muda de cor na Lua Azul?

A resposta curta é não, ou seja, nosso satélite natural se mantém com a cor acinzentada mesmo durante a Lua azul. A cor que a Lua parece ter em nossa perspectiva muda somente em algumas situações, como um eclipse lunar total.

Durante o auge do fenômeno, a Lua recebe a luz solar que atravessou a atmosfera terrestre. As moléculas dos elementos na atmosfera filtram alguns comprimentos de onda da luz, fazendo com que o disco lunar pareça ter cores avermelhadas.

Continua após a publicidade

Os eclipses lunares ocorrem somente durante as fases lunares cheias, e a Lua azul é, de fato, um tipo de Lua cheia. Isso significa que, embora seja raro, é possível que uma Lua azul fique com cor avermelhada.

Entretanto, isso não quer dizer que é impossível a Lua parecer ter cor azulada em algum momento. Por exemplo, erupções vulcânicas e outros fenômenos podem liberar partículas na atmosfera, que dispersam a luz vermelha. Desta forma, as partículas podem deixar nosso satélite natural com aparência azulada — mas, neste caso, a mudança na cor que vemos vem das partículas e não há relação nenhuma com a Lua Azul.