Inspiration4: primeiro dia em órbita rende belas fotos da Terra vista do espaço
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Nesta quarta-feira (15), a SpaceX lançou a Inspiration4, a primeira missão totalmente composta por civis, sem nenhum astronauta profissional os acompanhando, que viajaram rumo à órbita da Terra. Segundo informações da empresa, tudo segue bem com a tripulação: eles já fizeram pesquisas científicas, observaram o espaço através da cúpula transparente instalada na nave Crew Dragon, conversaram com pacientes na Terra, entre outras atividades.
- Missão civil da SpaceX levará cerveja que será leiloada quando voltar à Terra
- Netflix terá série documental sobre a 1ª missão espacial civil da SpaceX
- Recorde! Órbita da Terra abrigou 14 pessoas ao mesmo tempo pela 1ª vez
Durante este primeiro dia no espaço, eles viajaram pela órbita a mais de 27 mil km/h e a 590 km de altitude, completando uma volta em torno do nosso planeta a cada 90 minutos. De acordo com informações da SpaceX, a tripulação já completou a primeira rodada de pesquisas científicas e estão saudáveis e felizes.
Eles também conversaram com pacientes do hospital St. Jude Children's Research Hospital, instituição voltada para o tratamento do câncer infantil. Não houve transmissões do bate-papo com os pacientes, mas, segundo publicações do Twitter do hospital, os pacientes puderam fazer perguntas aos turistas espaciais. Hayley Arceneaux, tripulante que sobreviveu a um câncer na infância, ainda deverá fazer uma live com os pacientes do hospital.
Além das pesquisas que planejaram para verificar os efeitos dos voos espaciais no corpo humano, a tripulação já aproveitou a bela visão do nosso planeta proporcionada por um domo transparente de vidro, que foi adicionado ao “nariz” da nave no lugar do mecanismo de acoplagem à Estação Espacial Internacional. Outro tuíte da SpaceX mostra essa cúpula de vidro em contraste com a Terra, e a empresa descreveu que a estrutura, projetada, testada e qualificada para voar em apenas seis meses, como a maior janela de observação que já voou ao espaço.
Elon Musk, fundador da SpaceX, afirmou ter conversado com a tripulação e disse que tudo está bem com eles. Não há detalhes sobre o que conversaram — diferentemente do que acontece em outros voos espaciais, como aqueles realizados pela NASA, em que a comunicação entre os astronautas e controladores de voo é aberta, o tráfego de rádio entre a tripulação da Inspiration4 não é público.
A missão foi idealizada por Jared Isaacman, empresário bilionário que financiou o voo como parte de um projeto para arrecadar fundos para o hospital. Ele está acompanhado por Sian Proctor, professora de geociências e candidata a astronauta; Hayley Arceneaux, sobrevivente de câncer infantil que fez seu tratamento no St. Jude e, hoje, é médica assistente por lá; e, por fim, Chris Sembroski, engenheiro aeroespacial. A missão tem duração de três dias e retornará para uma amerissagem no litoral da Flórida neste sábado (18).
Fonte: SpaceflightNow, SpaceDaily