Nervo comprimido em astronauta foi a causa do cancelamento de spacewalk

Nervo comprimido em astronauta foi a causa do cancelamento de spacewalk

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 25 de Agosto de 2021 às 08h18
NASA

Faltando menos de 24 horas para a realização de uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional (ISS), a NASA anunciou que a operação seria cancelada devido a um problema de saúde com um de seus tripulantes. Agora, foi divulgado o problema de saúde sofrido pelo astronauta Mike Vande Hei, da agência norte-americana: um nervo comprimido em seu pescoço foi o motivo da suspensão da missão.

O astronauta Vande Hei, engenheiro de voo da Expedição 65, estava escalado para realizar uma caminhada especial com duração de 6,5 horas, na companhia de Akihiko Hoshide, da agência espacial japonesa (JAXA). Os dois continuariam o trabalho de instalação do painel solar ISS Roll-Out Solar Array (iROSA), localizado no lado esquerdo da ISS, o qual fortalecerá a rede elétrica da estação. Em nota, a NASA informou que o nervo comprimido de Vande Hei não foi considerado uma urgência médica, mas seria inviável a realização de uma tarefa tão complexa quanto a que ele executaria.

O astronauta Mark Vande Hei (Imagem: Reprodução/ESA/GCTC)

Em seu Twitter, Vande Hei agradeceu a preocupação de todos e que, por conta do nervo em seu pescoço, a caminhada espacial precisaria ser reagendada."O apoio da família, amigos e liderança da NASA têm sido fantástico. Estou ansioso para instalar este kit iROSA. Hoje não foi o dia certo", acrescentou. Um nervo pode ser comprimido quando a pressão nos tecidos ao redor de um nervo atrapalha suas funções normais e isto pode causar dor, dormência e fraqueza. Com o tratamento adequado, a pessoa se recupera em questão de alguns dias.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por enquanto, a NASA não informou uma nova data para a realização da caminhada espacial. De todo modo, os astronautas precisarão aguardar por duas caminhadas espaciais com os cosmonautas, marcadas para os dias 3 e 9 de setembro. Além disso, a ISS receberá a nave Crew Dragon, da SpaceX, em uma missão de reabastecimento prevista para o próximo dia 28.

O astronauta Vade Hei, que pode passar até um ano a bordo do laboratório espacial, chegou à ISS em abril deste ano, acompanhado pelos cosmonautas da Agência Espacial Russa (Roscosmos) Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov. Resta saber se o nervo comprimido dele não comprometerá o restante de sua missão.

Fonte: Space.com, NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.