Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas completam segunda caminhada espacial na estação espacial chinesa

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Agosto de 2021 às 11h11

Link copiado!

CNSA/BACC
CNSA/BACC

Dois astronautas chineses fizeram uma nova caminhada espacial, a segunda em dois meses, para completar a montagem de um braço articulado na estação espacial Tiangong-3, a nova estação espacial chinesa que ainda está sendo montada em órbita. Os taikonautas Nie Haisheng e Liu Boming saíram do Tianhe, o módulo central da estação, lançado ao espaço em abril deste ano, realizando as instalações durante a madrugada desta sexta-feira (20).

A dupla recebeu a tarefa de ajustar uma câmera panorâmica, instalar um kit de ferramentas, adicionar um conjunto de bombas para o sistema de controle térmico do Tianhe, além da instalação de outros aparelhos. O objetivo é deixar a estação pronta para a chegada dos próximos módulos, o que deverá ocorrer em 2022.

Eles também instalaram uma plataforma de trabalho extraveicular no braço robótico. A caminhada foi concluída às 2h33 de sexta-feira (horário de Brasília), cerca de uma hora antes do previsto. Todo o trabalho foi transmitido pela emissora pública de televisão CCTV.

Continua após a publicidade

A tripulação da Shenzhou-12 (a missão lançada no dia 17 de junho de 2021 para levar os taikonautas à estação) deve retornar à Terra dentro de um mês, antes da chegada da missão Tianzhou-3, que fará abastecimento de carga. A primeira caminhada espacial da tripulação da Shenzhou-12 foi conduzida no dia 3 de julho por Liu Bomng e Tang Hongbo. Portanto, a caminhada desta sexta-feira foi a segunda de Boming.

Desde que embarcaram no módulo Tianhe, a equipe chinesa realizou uma série de atividades e experimentos para preparação de futuras missões. Yang Yanbo, subcomandante da missão Shenzhou-12 no Centro de Controle Aeroespacial de Pequim, disse que as equipes aqui na Terra estão monitorando o ambiente espacial constantemente para evitar colisões com satélites e lixo espacial.

Fonte: SpaceNews