Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronauta sofre problema de saúde e NASA decide adiar caminhada espacial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Agosto de 2021 às 19h05

Link copiado!

Randy Bresnik/NASA
Randy Bresnik/NASA
Tudo sobre NASA

Nesta terça-feira (24), os astronautas Mark Vande Hei, da NASA, e Akihiko Hoshide, da agência espacial japonesa, realizariam uma caminhada espacial para preparar a estrutura da Estação Espacial Internacional (ISS) para a instalação de novos painéis solares. Contudo, devido a um pequeno problema de saúde envolvendo Vande Hei, a agência espacial decidiu adiar os planos. Ainda não há uma nova data para o procedimento.

Em um comunicado, os oficiais da NASA esclareceram que a questão envolvendo a saúde de Vande Hei não é uma emergência médica. “A caminhada espacial não é urgente, e os membros da tripulação continuam avançando com outros trabalhos e atividades na estação”, explicaram. A ideia era que, durante o spacewalk, a dupla instalasse um kit de modificação que permitirá a instalação de novos painéis solares, além de substituir um dispositivo que mede o potencial elétrico de cargas dos painéis.

Continua após a publicidade

As atividades que seriam realizadas pela dupla fazem parte de um trabalho de atualização do sistema elétrico da estação. Os atuais painéis solares seguem em operação desde quando foram instalados, entre os anos 2000 e 2009, e funcionam bem, mas já dão sinais de desgaste. Assim, os novos painéis deverão proporcionar um aumento de até 30% na produção de energia para a estação.

Agora, essas atividades vão ter que esperar um pouco enquanto a equipe da NASA trabalha para encontrar uma nova data para o procedimento, já que o cronograma da estação deverá ficar agitado em breve. Uma nave cargueira Dragon, da SpaceX, deve ser lançada no próximo fim de semana em uma missão de abastecimento; em paralelo, a Rússia planeja também aproveitar a próxima semana para realizar um spacewalk com cosmonautas para finalizarem a instalação do módulo Nauka.

Fonte: NASA, Space.com