Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas finalizam instalação de segundo painel solar de novo conjunto na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Junho de 2021 às 18h20

Link copiado!

Reprodução/NASA/YouTube
Reprodução/NASA/YouTube
Tudo sobre NASA

Nesta sexta-feira (25), os astronautas Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA) e Shane Kimbrough, da NASA, realizaram mais um spacewalk juntos para conectar e instalar mais um painel solar ISS Roll-Out Solar Array (iROSA), na Estação Espacial Internacional (ISS). Este é o segundo, de um conjunto de seis unidades, que irá compor um novo sistema de produção de energia elétrica na ISS. A caminhada espacial de hoje durou 6h45 minutos e foi encerrada às 15h37, no horário de Brasília.

A atividade extraveicular de hoje começou às 8h52. Durante a caminhada espacial, eles removeram com sucesso o novo painel do equipamento de suporte, o colocaram na posição correta, conectaram cabos e liberaram o novo painel para ficar totalmente aberto. Esta operação levou quase 10 minutos para ser finalizada.

Continua após a publicidade

O centro de controle da missão confirmou que o novo componente estava produzindo energia e, depois da liberação do painel, Pesquet recuperou uma restrição de pé portátil articulável para levá-lo ao lado interno da ISS. O spacewalk foi finalizado às 15h37, encerrando também a instalação do primeiro par de novos painéis — o primeiro do conjunto foi instalado durante caminhadas espaciais anteriores, também realizadas pela dupla. Na primeira, eles iniciaram a instalação, e a concluíram em outro spacewalk, realizado no dia 20 de junho.

Os novos painéis ficam em frente àqueles já instalados na ISS, que, embora funcionem bem, já mostram sinais esperados de degradação; afinal, eles estão funcionando além dos 15 anos de vida útil para os quais foram projetados. O primeiro par de painéis solares foi lançado em dezembro de 2000 e, desde então, continua funcionando para produzir energia para a estação espacial. Assim, para atualizar o sistema de produção de energia do laboratório orbital, ainda serão instalados outros quatro painéis nos próximos anos.

A instalação do segundo componente completa a implantação do par entregue por uma nave cargueira Dragon, da SpaceX, em uma missão de abastecimento. Os novos painéis solares medem 18,2 m por 6 m e vão cobrir um pouco mais da metade daqueles que já estavam instalados originalmente. A expectativa é que cada um dos novos iROSA gere mais de 20 kW de eletricidade, sendo que os atuais produzem de 17 a 23 kW.

Continua após a publicidade

O spacewalk realizado hoje foi o nono de Kimbrough, o quinto de Pesquet e o quinto que realizam juntos. Agora, Kimbrough soma 59 horas e 28 minutos de atividades no espaço, enquanto Pesquet tem exatas 33 horas em seu histórico. A atividade extraveicular deles também aumenta para 241 o total de caminhadas espaciais já feitas para montagem e manutenção da ISS.

Fonte: NASA (1, 2)