Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova turma de astronautas chega em segurança à Estação Espacial Internacional

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Abril de 2021 às 11h20

Link copiado!

NASA
NASA

A tripulação a bordo da espaçonave Soyuz MS-18 chegou em segurança à Estação Espacial Internacional (ISS). O foguete foi lançado na madrugada desta sexta (9), por volta das 4h42 (horário de Brasília), a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Pouco mais de três horas após o lançamento, o astronauta da NASA Vade Hei, e os cosmonautas da Agência Espacial Russa (Roscosmos) Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, acoplaram em segurança, às 8h05.

A nave responsável pelo transporte recebeu foi nomeada como “Yu.A Gagarin”, em homenagem ao cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço — no próximo dia 12, completam-se 60 anos deste voo histórico. Os tripulantes da Soyuz MS-18 fazem parte da Expedição 65 e agora se juntam à tripulação da Expedição 64 — Kate Rubins, Sergey Kud- Sverchkov e Sergey Ryzhikov —, que, depois de seis meses em missão, retornam para a Terra no próximo dia 16 de abril. No momento, a ISS tem 10 residentes a bordo, número recorde.

Continua após a publicidade

Depois da partida da Expedição 64, a tripulação passará para o comando da astronauta Shannon Walker. Para o dia 15 de abril, está prevista uma cerimônia com todos os membros da tripulação, quando ocorrerá a troca de comando oficialmente.

Os novos tripulantes da ISS passarão os próximos seis meses no laboratório espacial desenvolvendo pesquisas em desenvolvimento de tecnologia, ciências da Terra, biologia, pesquisa humana e outras. Este já é o segundo voo para Hei, o terceiro para Novitskiy e o primeiro para Dubrov. Durante a expedição 65, a tripulação receberá mais quatro integrantes a bordo do voo comercial Crew-2, prevista para ser lançado no dia 22 de abril. Enquanto isso, a primeira missão comercial, Crew-1, retorna para a Terra no dia 28.

A seguir, o momento em que a nave se acopla à ISS:

Continua após a publicidade

A ISS completou 20 anos de desenvolvimento de pesquisas e de presença humana no espaço, em novembro do ano passado. Já são mais de duas décadas de demonstrações de tecnologia que nos preparam para missões espaciais de longa duração, inclusive o comportamento do nosso organismo em condições extremas. Cerca de 243 pessoas já passaram pela estação, vindas de 19 países, além de desenvolver mais de 3 mil pesquisas.

Fonte: NASA