Nova turma de astronautas chega em segurança à Estação Espacial Internacional

Nova turma de astronautas chega em segurança à Estação Espacial Internacional

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 09 de Abril de 2021 às 11h20
NASA

A tripulação a bordo da espaçonave Soyuz MS-18 chegou em segurança à Estação Espacial Internacional (ISS). O foguete foi lançado na madrugada desta sexta (9), por volta das 4h42 (horário de Brasília), a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Pouco mais de três horas após o lançamento, o astronauta da NASA Vade Hei, e os cosmonautas da Agência Espacial Russa (Roscosmos) Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, acoplaram em segurança, às 8h05.

A nave responsável pelo transporte recebeu foi nomeada como “Yu.A Gagarin”, em homenagem ao cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço — no próximo dia 12, completam-se 60 anos deste voo histórico. Os tripulantes da Soyuz MS-18 fazem parte da Expedição 65 e agora se juntam à tripulação da Expedição 64 — Kate Rubins, Sergey Kud- Sverchkov e Sergey Ryzhikov —, que, depois de seis meses em missão, retornam para a Terra no próximo dia 16 de abril. No momento, a ISS tem 10 residentes a bordo, número recorde.

Mark Vande Hei, Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, a bordo da nave Soyuz (Imagem: Reprodução/NASA)

Depois da partida da Expedição 64, a tripulação passará para o comando da astronauta Shannon Walker. Para o dia 15 de abril, está prevista uma cerimônia com todos os membros da tripulação, quando ocorrerá a troca de comando oficialmente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os novos tripulantes da ISS passarão os próximos seis meses no laboratório espacial desenvolvendo pesquisas em desenvolvimento de tecnologia, ciências da Terra, biologia, pesquisa humana e outras. Este já é o segundo voo para Hei, o terceiro para Novitskiy e o primeiro para Dubrov. Durante a expedição 65, a tripulação receberá mais quatro integrantes a bordo do voo comercial Crew-2, prevista para ser lançado no dia 22 de abril. Enquanto isso, a primeira missão comercial, Crew-1, retorna para a Terra no dia 28.

A seguir, o momento em que a nave se acopla à ISS:

A ISS completou 20 anos de desenvolvimento de pesquisas e de presença humana no espaço, em novembro do ano passado. Já são mais de duas décadas de demonstrações de tecnologia que nos preparam para missões espaciais de longa duração, inclusive o comportamento do nosso organismo em condições extremas. Cerca de 243 pessoas já passaram pela estação, vindas de 19 países, além de desenvolver mais de 3 mil pesquisas.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.