Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA e Axiom Space fecham nova missão privada à ISS neste ano

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Março de 2023 às 17h06

Link copiado!

SpaceX/YouTube
SpaceX/YouTube
Tudo sobre NASA

A NASA e a Axiom Space assinaram um acordo para lançar a Axiom Mission 3 (Ax-3), a terceira missão privada à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento ainda não tem data exata, mas deverá acontecer a partir de novembro deste ano no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Segundo um comunicado da NASA, a missão deverá durar 14 dias. Durante a estadia na estação, os tripulantes devem realizar atividades em conjunto com os astronautas por lá; estas atividades ainda serão determinadas pelas equipes de planejamento da NASA e Axiom Space.

Os membros da missão ainda não foram definidos, e a Axiom Space deverá enviar nomes de quatro membros sugeridos, juntos de dois para a tripulação reserva para a análise. Para as missões privadas, a NASA exige que algum astronauta da agência espacial sirva como comandante.

Continua após a publicidade

Após esta etapa, os membros da Ax-3 vão iniciar o treinamento para o voo com a NASA, parceiros internacionais e com a SpaceX, empresa contratada para o lançamento. Durante o treinamento, eles vão conhecer os sistemas e procedimentos da estação, além da preparação para situações de emergência.

A Axiom Space foi escolhida pela NASA em meio às propostas recebidas em resposta ao Anúncio de Pesquisa, publicado em setembro de 2022 pela agência espacial. Para a seleção, a agência espacial considerou a habilidade de as empresas candidatas executarem a missão, a capacidade de a NASA apoiar a proposta e a contribuição da missão para a comercialização da órbita baixa da Terra.

“A seleção da Axiom Space para liderar a próxima missão privada à Estação Espacial Internacional nos permite continuar expandindo o acesso a nações, à academia, entidades comerciais e indústrias emergentes para pesquisar, testar e demonstrar novas tecnologias na microgravidade”, disse Michael Suffredini, CEO da empresa.

Continua após a publicidade

A Axiom Space lançou sua primeira missão totalmente privada à ISS no ano passado, levando Michael López-Alegría, Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe para dez dias a bordo da estação. Já a Ax-2, a segunda missão da Axiom Space no laboratório orbital, deve ser lançada neste ano, e contará com Peggy Whitson, uma das astronautas mais experientes da NASA.

Fonte: NASA