Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA abre inscrições para missão de um ano que simulará as condições de Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Agosto de 2021 às 12h45

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Além dos desafios tecnológicos que a exploração do espaço impõe, é necessário avaliar quais obstáculos nós, humanos, enfrentaremos em mundos distantes. Por isso, a NASA está em busca de candidatos que queiram compor a tripulação da primeira missão análoga, com duração de um ano, em um ambiente que simulará a vivência em Marte. O projeto CHAPEA está marcado para começar em setembro do próximo ano e, entre outros objetivos, estudará como indivíduos altamente motivados respondem a uma simulação rigorosa e de longa duração.

A missão Crew Health and Performance Exploration Analog (CHAPEA) inclui três simulações de um ano sobre a superfície marciana, baseadas no Johnson Space Center, da NASA, em Houston. Os trabalhos serão fundamentais para apoiar pesquisas voltadas para o desenvolvimento de métodos e tecnologias que previnam e resolvam problemas em futuras missões tripuladas por humanos à Lua e Marte. “O análogo é essencial para testar soluções que atendam às necessidades complexas de vida na superfície marciana”, explica Grace Douglas, cientista à frente da pesquisa de Tecnologia de Alimentos Avançada do centro espacial.

Continua após a publicidade

Cada uma das missões contará com quatro tripulantes. Para isto, a NASA está desenvolvendo um módulo de 160 metros quadrados, totalmente impresso em 3D pela empresa de construção e tecnologia ICON. Chamado Mars Dune Alpha, o habitat simulará os desafios esperados em uma missão marciana, como limitação de recursos, falha de equipamentos, atrasos nos sistemas de comunicação e outros tipos de estressores. Além disso, outras tarefas podem ser designadas para os membros, como caminhadas espaciais, pesquisa científica, uso de realidade aumentada e controles robóticos.

No Mars Dune Alpha, cada tripulante terá sua acomodação, localizada na extremidade da habitação. A unidade também terá áreas de trabalho, estações de cultivo de alimentos, baia médica, cozinha e espaço para exercícios e lazer compartilhados. O sistema de iluminação, temperatura e som poderão — e boa parte das mobílias — ser personalizados de acordo as necessidades da tripulação. No entanto, a experiência está longe de ser comparada a um período de férias "diferentão": segundo a NASA, o habitat será tão realista que os fatores estressantes, como o próprio isolamento, não escaparão da rotina.

Qualquer norte-americano saudável pode se candidatar à missão, desde que atenda aos requisitos mínimos estabelecidos pela NASA. Os candidatos precisam ter idade entre 30 a 55 anos, não podem fumar e precisam dominar o inglês. A agência norte-americana também exige a experiência em alguma área de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e experiência profissional de, no mínimo, dois anos — ou, pelo menos, 1.000 horas pilotando aeronaves a jato.

Continua após a publicidade

Vale destacar que esta não é a primeira missão análoga a Marte do planeta existe a Mars Desert Research Station (MDRS), em Utah, desenvolvida pela Mars Society — onde as missões duram em torno de três a quatro meses. Aqui no Brasil, encontramos o projeto Habitat Marte, uma iniciativa da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Contudo, missão CHAPEA, da NASA, será a primeira do tipo a durar um ano.

As aplicações estarão abertas até o próximo dia 17 de setembro. Caso você cumpra todos os requisitos e queira saber como se inscrever, basta acessar aqui.

Fonte: ScienceAlert, NASA