Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em estufa criada para Marte, equipe cultiva vegetais na Antártida com sucesso

Por| 28 de Agosto de 2019 às 08h15

Link copiado!

EDEN ISS
EDEN ISS

Plantar vegetais e produzir alimentos nas condições inóspitas da Lua e de Marte é um tema que tem incentivado diversas pesquisas aqui na Terra, como é o caso da equipe brasileira do Habitat Marte, que simulou o solo e o ambiente marciano para descobrir como cultivar plantações e colher seus frutos. Esse tipo de experiência também está em andamento na Antártida, através do projeto EDEN ISS.

Liderada pelo centro espacial alemão Deutsches Zentrum fur Luft (DLR), a pesquisa tem o objetivo de testar os processos de cultivo em condições hostis para plantas e humanos. E a Antártida é um ótimo lugar para isso. O pesquisador Paul Zabel passou um ano por lá, cultivando vegetais em uma estufa com luz artificial e sem solo — e os resultados apresentados na última sexta-feira (23) pela equipe do EDEN ISS foram uma surpresa até mesmo para os pesquisadores.

Eles conseguiram uma colheita grande o suficiente para não só alimentar, como melhorar o bem-estar e o humor da equipe de inverno da estação de pesquisa Neumayer-Station III, do Instituto Alfred Wegener de Pesquisa Polar e Marinha, que também estava por lá. E o melhor: tudo foi feito com muito menos energia do que o esperado.

Continua após a publicidade

"No geral, produzimos 268 kg de alimento em uma área de apenas 12,5 metros quadrados em 9,5 meses, incluindo 67 kg de pepino, 117 kg de alface e 50 kg de tomate", disse Zabel. "O sabor e o cheiro de legumes frescos deixaram uma impressão duradoura na equipe de inverno, e claramente teve um efeito positivo no humor da equipe durante o longo período de isolamento".

Uma dificuldade a ser superada é a carga de trabalho necessária para manter e dar suporte ao sistema. É preciso encontrar um meio de economizar tempo dos astronautas no futuro, que será algo valioso em missões na Lua ou em Marte. Para resolver esse desafio, a equipe testou com sucesso um sistema que aciona a estufa à distância, por controle remoto. Mesmo sem a presença dos pesquisadores, a estufa foi reativada após um período de “férias” e as plantações voltaram a crescer.

A operação da estufa na Antártida ainda está em andamento e é aberta a grupos de pesquisa em todo o mundo. A partir dos resultados dessas experiências, surgiu um novo conceito de estufa para a Lua e Marte: compacta, capaz de ser removida e transportada, e adequada para lançamento em um foguete.

Continua após a publicidade

Esta estufa foi projetada para ser lançada usando um foguete Falcon 9, da SpaceX. "O espaço de cultivo será de cerca de 30 metros quadrados e, portanto, é quase três vezes maior que a área usada no contêiner da estufa da Antártida”, disse Daniel Schubert, líder do projeto EDEN ISS. “Esse sistema permitiria que aproximadamente 90 kg de alimentos frescos fossem cultivados por mês, o que corresponde a meio quilo de legumes frescos por dia para cada astronauta em uma tripulação de seis membros".

Fonte: EDEN ISSSpace Daily