Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que essas pessoas exploraram tubos de lava no Havaí usando trajes espaciais?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Abril de 2021 às 09h40

Link copiado!

HI-SEAS
HI-SEAS

Quando pensamos em exploração espacial, talvez não tenhamos a real dimensão do que é ser um astronauta e estar no espaço — que dirá em outro planeta. Por exemplo, operar instrumentos vestindo um pesado traje espacial demanda um esforço grande. Por isso, é importante que esses trajes sejam testados ainda aqui na Terra, sendo inclusive vestidos e manuseados simulando condições do espaço. Para isso, uma equipe de cientistas está realizando uma pesquisa em tubos de lava em um vulcão do Havaí, pois é um ambiente análogo aos encontrados em Marte ou na Lua.

O estudo faz parte do projeto Hawaii Space Exploration Analog and Simulation (HI-SEAS), da International MoonBase Alliance (IMA). O HI-SEAS é uma estação de pesquisa localizada no alto do vulcão Mauna Loa, aproximadamente 2,5 km acima do nível do mar, na maior das ilhas do Havaí. O local foi escolhido por apresentar algumas características semelhantes às encontradas em Marte e até mesmo na Lua, como é o caso dos tubos de lava, onde a pesquisa de Michaela Musilova, também diretora do projeto, acontece.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores passam longos períodos no HI-SEAS — de dias a meses — para a realização de inúmeras pesquisas. A equipe de Musilova realiza experimentos em tubos de lava e, para isso, eles precisam estar vestidos se seus pesados trajes especiais (e espaciais), assim como precisariam fazer se estivessem em Marte ou na Lua. “Fazer pesquisas em trajes sob restrições de EVA torna tudo muito mais difícil de fazer e tudo leva três vezes mais tempo”, explica Musilova.

Estes tubos, encontrados em Mauna Loa, são importantes para avaliar o desempenho dos trajes, pois, em missões a outros planetas, essas estruturas encontradas por lá serão importantes de serem exploradas. Para a astrobiologia, os tubos de lava encontrados em Marte são fundamentais para as pesquisas da área, pois especialistas acreditam que essas regiões possam contar bioassinaturas (sinais de que a vida esteve por ali em um passado distante) — aqui na Terra, ainda existem espécies que vivem nestes ambientes.

O principal objetivo desse estudo é que os membros da equipe HI-SEAS — os quais também são possíveis candidatos a astronautas, já em treinamento — avaliem o funcionamento do traje. Ou seja: descobrir o que funciona ou não. Dessa maneira, o traje passa por correções para ser usado em futuras missões espaciais. Durante o trabalho, os pesquisadores desempenham o mesmo papel que fariam fora da Terra, o que envolve funções como comandante, oficial de operações, engenheiro e oficial de comunicação científica, além de especialistas como biólogos.

Continua após a publicidade

A seguir, confira as imagens obtidas durante exploração dos tubos:

A equipe é formada por pessoas de diversos lugares do mundo, que também contribui para o treinamento de condições de longos períodos de isolamento e as relações sociais durante este tempo — assim como em missões no espaço. Musilova diz: “ainda precisamos aprender muito, incluindo como os humanos interagem nessas condições desafiadoras”.

Fonte: IMA