Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão Crew-6 | Lançamento é adiado devido a anomalia no foguete Falcon 9

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Fevereiro de 2023 às 10h34

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

O lançamento da missão Crew-6 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), que aconteceria na madrugada de segunda-feira (27), foi adiado devido a uma anomalia identificada pouco antes de o foguete Falcon 9 deixar a plataforma. Naquele dia, a equipe da missão não pôde confirmar o abastecimento completo dos motores do primeiro estágio do veículo. Agora, o lançamento pode acontecer na quinta-feira (2).

Segundo informações da NASA, as equipes da missão estão investigando o problema com o fluido que reage com o oxidante do foguete, permitindo que os motores sejam acionados. Com o ocorrido, a SpaceX removeu o propelente do veículo e a tripulação deixou a cápsula Crew Dragon, e foram para alojamentos para astronautas.

Continua após a publicidade

Como as condições meteorológicas não estão adequadas para uma nova tentativa de lançamento nesta terça-feira (28), a SpaceX e a NASA devem realizar uma nova tentativa na quinta-feira (2), às 2h03 (horário de Brasília). Contudo, este novo cronograma será cumprido somente se as equipes conseguirem resolver o problema observado na véspera do lançamento.

Quando for lançada, a missão Crew-6 levará à ISS os astronautas da NASA Stephen Bowen e Woody Hoburg, junto do cosmonauta Andrey Fedyaev. Eles estão acompanhados do sultão Al Neyadi, que se tornará o primeiro cidadão dos Emirados Árabes Unidos a participar de uma missão de longa duração no laboratório orbital — Hazzaa Ali Almansoori, também dos Emirados, foi à estação em 2019, mas ficou apenas oito dias por lá.

Como o nome indica, a Crew-6 será a sexta missão operacional que a SpaceX realiza para a NASA por meio do Commercial Program. Ainda, esta será a quarta missão que a empresa lança à estação com a cápsula Crew Dragon apelidada Endeavour, que também foi usada no teste de voo Demo-2, na missão Crew-2 e na Ax-1, a primeira missão totalmente privada lançada à ISS.

Fonte: NASA