Publicidade

Crew-6 | Quem são os astronautas da 6º missão da SpaceX à ISS?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Fevereiro de 2023 às 11h45

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

O início da missão Crew-6 se aproxima. Com lançamento programado para acontecer na madrugada de segunda-feira (27), a missão levará quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). Eles vão viajar a bordo de uma cápsula Crew Dragon, que será lançada por um foguete Falcon 9.

Desta vez, os membros da missão vão viajar com a nave “Endeavour”, apelido dado pelos tripulantes da missão Demo-2. Este será o sexto voo operacional tripulado que a SpaceX realiza através do contrato com a NASA, sendo também a nona missão orbital tripulada da empresa.

A bordo da nave, estarão Stephen Bowen, Warren “Woody” Hoburg, ambos astronautas da NASA. Eles estão acompanhados pelo sultão Alneyadi, dos Emirados Árabes, e pelo cosmonauta Andrey Fedyaev.

Continua após a publicidade

Eles devem chegar à ISS cerca de 23 horas após o lançamento. Depois, a nave será acoplada a uma porta do módulo Harmony, no laboratório orbital.

Conheça os astronautas da Crew-6

Al-Neyadi

Continua após a publicidade

O sultão Al-Neyadi tem 41 anos e Ph.D. em tecnologia da informação. Ele foi um dos primeiros astronautas selecionados pelos Emirados Árabes Unidos em 2017, e se tornará o primeiro astronauta do país a ir à Estação Espacial Internacional em uma missão de longa duração, sevindo como especialista da missão.

A participação de Al-Neyadi vem de um contrato firmado entre o Centro Espacial Mohammed bin Rashid e a empresa Axiom Space. A Axiom já tinha um assento garantido para algum futuro voo comercial da NASA, em troca de algum astronauta da agência espacial ir à estação com uma nave Soyuz, da Rússia. Assim, Al Neyadi foi selecionado para o assento.

Stephen Bowen

Continua após a publicidade

Bowen tem 59 anos e é um capitão aposentado da Marinha. Em 2000, ele se tornou o primeiro oficial submarino selecionado para o treinamento de astronautas da NASA, e se qualificou para voos espaciais em 2002.

Veterano dos voos espaciais, Bowen serviu em três missões dos ônibus espaciais que contribuíram para a montagem da ISS e soma 47 horas e 18 minutos de trabalho no espaço, acumuladas ao longo de sete spacewalks. Ele servirá como comandante da Crew-6.

Warren "Woody" Hoburg

Continua após a publicidade

Hoburg, de 37 anos, é bacharel em aeronáutica e astronáutica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e doutor em engenharia elétrica e ciência da computação. Ele se juntou à NASA em 2017, e finalizou a certificação para voos espaciais em janeiro de 2020.

Antes de ingressar na agência espacial, Hoburg liderava um grupo de pesquisa no MIT, onde atuou como professor assistente de aeronáutica e astronáutica. Ele servirá como piloto da Crew-6, a qual é sua primeira missão espacial.

Andrey Fedyaev

Continua após a publicidade

O cosmonauta Fedyaev completará 42 anos no dia do lançamento. Ele estudou transporte aéreo e controle de tráfego aéreo no Instituto de Aviação Militar de Krasnodar e se juntou à Roscosmos, a agência espacial da Rússia, como um candidato em 2012. Ele recebeu a certificação completa para voos espaciais em 2014.

Fedyaev é um piloto militar que soma mais de 600 horas de voo, e servirá como especialista de missão da Crew-6.

Fonte: NASA