Quais são as condições ideais para o lançamento de foguetes espaciais?
Por Danielle Cassita • Editado por Rafael Rigues |
Levar foguetes espaciais para além da atmosfera terrestre é uma tarefa que exige enorme quantidade de cuidados: antes de lançá-los, os membros da equipe analisam os parâmetros dos veículos para garantir que vão levar astronautas ou cargas úteis em segurança, verificam se a área de lançamento está livre de tráfego e mais. Mesmo assim, há um aspecto de enorme importância e que não pode ser controlado: o tempo.
- Como funcionam os foguetes? E como voltam para a Terra?
- Tragédias espaciais: os 10 maiores acidentes de todos os tempos
Não é sempre possível ter céu limpo e ventos calmos, e é aí que entra o trabalho da equipe climática da NASA. Na agência espacial, estes profissionais seguem diretrizes elaboradas de acordo com condições meteorológicas variadas, como a direção do vento, os níveis de umidade e possibilidade de chuva, para levar foguetes à plataforma e lançá-los.
Eles monitoram os elementos meteorológicos e, se necessário, aplicam restrições ao lançamento. Caso ocorra alguma condição que traga riscos além daqueles descritos nas diretrizes, a equipe relata o evento para o diretor do lançamento, que decidirá se a operação continuará ou não.
Este cuidado faz parte das lições aprendidas ao longo do programa espacial norte-americano, que mostraram a necessidade da atenção às condições climáticas e às situações que os foguetes e naves espaciais foram projetados para resistir.
Dito isso, vamos aos critérios para um lançamento:
Condições para levar foguetes espaciais à plataforma
Antes de voar, os foguetes são preparados em instalações próprias e só saem delas na véspera do lançamento — na NASA, este local é o Prédio de Montagem de Veículos (VAB). Para um foguete ser levado do VAB à plataforma, as equipes da missão analisam como estão as previsões de raios, granizo, vento e temperatura no local.
Um dos critérios determina que não deve haver mais de 10% de chances de raios em uma área de 37 km ao redor do local de lançamento para o foguete ser levado à plataforma. Caso haja previsão acima de 5% de ocorrência de granizo na área do lançamento, o foguete não deverá ser deslocado até ela.
O procedimento também deverá ser suspenso se o vento soprar a mais de 74 km/h no local. Se estiver mais frio que 4,4 ºC ou mais quente que 35 ºC, o foguete espacial também não deverá ser levado para a plataforma.
Condições para o lançamento de foguetes espaciais
Tudo precisa correr bem do início ao fim da missão e, por isso, o lançamento propriamente dito tem condições ainda mais rígidas. As de temperatura, por exemplo, estabelecem que o foguete não deve ser abastecido com propelente se a temperatura média das últimas 24 horas estiver abaixo de 5,2 ºC a 40 m e a 78 m de altitude.
Em caso de mau tempo, o lançamento deve ser suspenso por 30 minutos caso algum raio seja observado a 18 km ou menos do caminho de voo do foguete. Isso também vale para nuvens: se o caminho de voo estiver a menos de 10 km de nuvens com precipitação ou tempestuosas, o lançamento do foguete deverá ser adiado.
Também não é possível seguir com os lançamentos de foguetes espaciais caso esteja chovendo ou em situações de atividade solar extrema, capaz de aumentar a densidade de partículas energéticas; neste caso, circuitos eletrônicos podem ser danificados, e a comunicação de rádio com o foguete pode acabar prejudicada ou impossibilitada.
Fonte: NASA, NASA Spaceflight