Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais OVNIs são derrubados no Alasca e Canadá. O que está acontecendo?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Fevereiro de 2023 às 10h56

Link copiado!

U.S. Department of Defense
U.S. Department of Defense

Após a identificação do balão da China sobrevoando o território dos Estados Unidos, novos objetos voadores não identificados (ou apenas “OVNIs”) foram descobertos no espaço aéreo da América do Norte. Na sexta-feira (10), caças norte-americanos derrubaram um OVNI que sobrevoava o Alasca a quase 12 km de altitude. Já no sábado (11), outro caça derrubou um objeto que, desta vez, estava voando sobre Yukon, no Canadá.

O presidente Joe Biden deu ordens para a derrubada do objeto durante a manhã de sexta-feira (10) e, por enquanto, não há detalhes sobre o que ele era. “Estamos chamando-o de ‘objeto’ porque é a melhor descrição que temos agora”, disse John Kirby, representante do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca. “Mas ele era muito, muito menor do que o balão espião que derrubamos na última semana”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Segundo ele, o novo objeto não parecia ter os mesmos recursos para manobras observados na outra aeronave, ou seja, dependia do vento para se mover. “Não sabemos de quem ele é, se é estatal, de alguma empresa ou privado”, finalizou. Ainda de acordo com Kirby, o campo de detritos formado era consideravelmente menor que aquele do balão da China.

No dia seguinte, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, comunicou que solicitou a derrubada de objeto aéreo não identificado que invadiu o espaço aéreo canadense. “O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte derrubou o objeto sobre Yukon”, escreveu, em uma publicação no Twitter.

Em outro tuíte, Trudeau afirmou que entrou em contato com o presidente Joe Biden e que as forças canadenses iriam recuperar e analisar os detritos do objeto. Anita Anand, ministra da defesa do Canadá, não quis especular sobre a origem do objeto, afirmando apenas que ele tinha formato cilíndrico. “Não há motivos para acreditar que o impacto do objeto no território canadense seja de preocupação pública”, destacou.

Ainda no sábado, a Administração Federal de Aviação (FAA) fechou o espaço aéreo em Montana, perto da fronteira com o Canadá, após barrar temporariamente os voos ali. O espaço aéreo foi liberado logo depois.

Continua após a publicidade

OVNIs nos Estados Unidos e Canadá

A derrubada dos objetos no Canadá e no Alasca vem após os Estados Unidos detectaram um balão da China e decidirem derrubá-lo. Apesar de os oficiais chineses terem se desculpado publicamente pelo ocorrido, os norte-americanos seguem afirmando que o objeto levava equipamentos capazes da interceptação de comunicações e geolocalização.

Em entrevista coletiva concedida no domingo (12), o general Glen VanHerck declarou que os militares ainda não sabem exatamente como os objetos observados nos últimos dias se sustentavam no ar, e menos ainda de onde eles vieram. “Nós os chamamos de ‘objetos’, e não de ‘balões’, por um motivo”, disse. Outro militar afirmou, sob anonimato, que eles não têm evidências que indiquem que qualquer um dos objetos tenha origem extraterrestre.

Continua após a publicidade

Os novos incidentes vêm após o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, dedicar esforços para a investigação dos relatos de observações de UAPs (sigla em inglês para “fenômenos aéreos não identificados”) por parte dos militares norte-americanos.

O primeiro relatório do assunto foi publicado em 2021 e examinou mais de 140 relatos de observações de pilotos da Força Aérea estadunidense. Cdestes, um foi atribuído a um grande balão esvaziado. Já um relatório do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional mencionou 366 novas observações — a maioria delas foi causada por balões, drones, pássaros ou detritos, mas 171 seguem sem explicação oficial.

Fonte: Reuters (1, 2), NPR, Department of Defense, Justin Trundeau, NY Times