Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um OVNI? Entenda o Objeto Voador Não Identificado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Novembro de 2022 às 14h08

Link copiado!

 cristi180884/Envato
cristi180884/Envato

Você sabe o que é um OVNI? Esta sigla descreve os chamados “objetos voadores não identificados”, sendo aparições aéreas de explicação desconhecida. Apesar de especulações relacionarem os OVNIs a naves alienígenas, a maioria desses avistamentos acabam sendo causados por objetos conhecidos e por fenômenos atmosféricos. Somente uma pequena parte dos avistamentos documentados segue sem uma explicação confirmada.

Não é de hoje que as pessoas observam "coisas estranhas" no céu, sem conseguir explicá-las. No passado, diferentes culturas consideravam que os meteoros e cometaseram fenômenos sobrenaturais, causados pela insatisfação de alguma divindade, ou ainda interpretados como sinais de que algo de muito ruim que estava para acontecer.

Já os OVNIs são fenômenos muito mais recentes, cujas raízes remetem aos primeiros voos motorizados. Mais à frente, durante a Segunda Guerra Mundial, os pilotos dos países Aliados relataram objetos e luzes desconhecidas no céu, e avistamentos a princípio misteriosos seguem sendo registrados até os dias de hoje. 

Continua após a publicidade

OVNI: Objeto Voador Não Identificado

Os OVNIs também são chamados de UFOs, sigla de “Unkown Flying Object”, em inglês. Mas, hoje, oficiais norte-americanos e alguns cientistas preferem a sigla UAP, de "Unidentified Aerial Phenomena", cuja tradução é “fenômenos aéreos não identificados”. A sigla UAP é mais adequada quando não se tem certeza de que o avistamento foi mesmo de um objeto e também promove uma desassociação do conceito de discos voadores, que ficou muito ligado ao nome "OVNI". 

Em 1947, Kenneth Arnold, aviador e empresário norte-americano, relatou a observação de nove luzes brilhantes no céu de uma cidade próxima de Washington, enquanto voava ali. Na época, alguns jornais descreveram as luzes como “discos voadores”, e a expressão caiu no gosto do público, sendo amplamente adotada.

Continua após a publicidade

Novos relatos seguiram aparecendo com o tempo e chamaram a atenção dos militares norte-americanos. Na época, a Força Aérea montou projetos para investigar os milhares de relatos recebidos. Hoje, os militares dos Estados Unidos seguem trazendo observações destes avistamentos, e o governo do país continua analisando os casos.

Contudo, embora OVNIs sejam popularmente relacionados a discos voadores e alienígenas, o governo dos EUA teme mesmo que tais objetos misteriosos se tratem de tecnologias desconhecidas criadas por países rivais para fins de espionagem, sendo encarados como um potencial risco à segurança nacional. 

OVNIs no Brasil

Existem vários casos de aparições de OVNIs no Brasil, sendo que mais de 700 registros foram reunidos pelo Comando da Aeronáutica no Fundo Objeto Voador Não Identificado, do Arquivo Nacional. Entre os documentos, estão relatos, fotos, desenhos, vídeos e áudios de objetos misteriosos observados no céu do país.

Continua após a publicidade

O caso mais antigo do arquivo aconteceu no Rio de Janeiro, em 1952. Naquele ano, um repórter e um fotógrafo da revista mais popular da época teriam conseguido fotografar o que descreveram como “disco voador” em uma praia carioca deserta. Só que, décadas após o ocorrido, foi descoberto e provado que as imagens eram falsas.

Mais recentemente, em 1986, a cidade paulista de São José dos Campos foi palco do que se tornaria um dos mais emblemáticos casos de OVNIs no Brasil. Em uma noite, a torre de controle da cidade identificou várias luzes coloridas voando na região, que também foram identificadas por radares. Alguns caças armados tentaram segui-las, mas sem sucesso, porque as luzes se moviam em alta velocidade.

Já em 2022, pilotos de pelo menos quatro aeronaves relataram luzes não identificadas enquanto seguiam com destino a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As luzes estranhas foram descritas em conversas entre os pilotos e o controle de tráfego aéreo dos aeroportos, mas, ainda que as aparições tenham ficado sem explicação, as operações não foram afetadas.

Continua após a publicidade

Relatos de OVNIs pelo mundo

O caso envolvendo o já citado Kenneth Arnold é, talvez, um dos incidentes de OVNIs mais famosos do mundo. E no mesmo ano de 1947, o escritório de informações públicas do Novo México relatou ter recuperado um “disco voador” em um rancho próximo, mas, segundo os militares, o objeto veio de um balão experimental, que fazia parte de um programa secreto.

Já relatos mais recentes envolvem observações de luzes curiosas no céu, não necessariamente de objetos nítidos. Isso aconteceu em 2001, quando motoristas pararam seus veículos em uma estrada nos Estados Unidos para observar luzes laranjas e amarelas em formação parecida com a da letra V. Controladores de tráfego aéreo negaram que elas tenham sido causadas por aviões ou aeronaves militares.

Continua após a publicidade

Em 2008, um fenômeno parecido foi observado por fazendeiros, em uma pequena cidade no sul do Texas. Em uma noite de janeiro, dezenas de moradores do local observaram luzes brancas, que apareceram primeiro em um arco na horizontal e, depois, brilharam em linhas verticais paralelas. Mas a Força Aérea estadunidense revelou que havia aviões militares voando na região, o que pode ter sido a causa dos avistamentos estranhos.