Publicidade

Lua Cheia Rosa acontece nesta terça (23); saiba como ver

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Philip Myrtorp/Unsplash
Philip Myrtorp/Unsplash

Uma Lua Cheia Rosa vai acontecer nesta terça-feira (23), sendo visível em todo o Brasil. Não é necessário usar nenhum tipo de equipamento especial para conferir o fenômeno; basta esperar que a Lua apareça na direção leste por volta das 17h32 no horário de Brasília. Apesar do que o nome parece indicar, a cor da Lua não vai mudar durante o evento. 

A fase cheia acontece quando a Lua fica oposta ao Sol a 180º, o que vai acontecer às 20h49. Como a diferença entre a fase cheia “verdadeira” e a que vemos só pode ser percebida com o uso de instrumentos, não é preciso esperar até lá: nosso satélite natural vai parecer estar na fase cheia durante a noite inteira. 

A má notícia é que a Lua cheia coincidiu com o pico da chuva de meteoros Líridas neste ano. Claro, vale a pena tentar acompanhar o fenômeno de qualquer forma, mas o brilho da Lua acabou ofuscando os meteoros mais fracos da chuva. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Talvez você esteja se perguntando se a Lua vai brilhar em tons rosados nesta noite, e a resposta é um sonoro “não”. O nome “Lua Rosa” era usado por povos da América do Norte porque a fase cheia de abril coincidia com as flores desabrochando no início da primavera por lá. Já no hemisfério sul, a primavera começa em setembro

É por isso que outos povos deram seus próprios nomes para a fase lunar cheia em abril — por exemplo, os chineses a chamam de Lua das Pêonias.

Assim, a Lua Rosa é apenas um em meio a vários apelidos usados para descrever a fase cheia. Entre outros nomes curiosos, estão a Lua do Lobo e da Colheita, usados quando a fase cheia acontece em janeiro e no início do outono, respectivamente.