Calendário lunar de abril | Veja quando ocorrem as fases da lua
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •
O mês de abril começa com um novo ciclo lunar, iniciado com a fase quarto minguante durante a madrugada desta terça-feira (2). Abril conta também com uma superlua, que acontece quando o disco lunar parece ficar um pouquinho maior e mais brilhante.
- As 8 fases da Lua | Como reconhecer cada uma delas?
- Céu de abril | Cometa e chuva de meteoros estão entre eventos astronômicos
Se você tem o costume de olhar o céu noturno, já deve ter percebido que a aparência da Lua muda um pouco à cada noite: às vezes, nosso satélite natural aparece no céu como um círculo grande e brilhante, e em outros momentos exibe apenas uma fina faixa crescente.
Estas mudanças acontecem porque, assim como a Terra, a Lua é uma esfera que está sempre parcialmente iluminada pelo Sol. Conforme ela se move ao redor do nosso planeta, vemos ora mais, ora menos desta parte iluminada.
É aqui que entram as fases lunares, que mostram o quão iluminado está o disco da Lua a partir da nossa perspectiva de observação. As fases lunares principais são a cheia, crescente, minguante e nova, mas não são as únicas. Além destas, nosso satélite natural também passa pelas fases quarto crescente, crescente gibosa, minguante gibosa e quarto minguante.
Leva aproximadamente 27,3 dias para a Lua completar uma volta ao redor da Terra. Por outro lado, o intervalo entre uma fase nova e outra é de cerca de 29,5 dias devido à forma como a luz solar incide sobre nosso satélite natural.
Calendário das fases lunares de abril
- Lua quarto minguante: 2 de abril, às 00h14
- Lua nova: 8 de abril, às 15h20
- Lua quarto crescente: 15 de abril, às 16h13
- Lua cheia: 23 de abril, às 20h48
Superlua em abril
Pois é, este mês é marcado por uma superlua. Este não é um termo científico, mas sim uma expressão usada quando nosso satélite natural chega ao perigeu (ponto mais próximo da Terra) na fase cheia ou nova.
No caso da superlua de abril, a Lua vai estar a 359.809 km do nosso planeta. Desta vez, não vai ser possível observar o evento porque a Lua vai estar na fase nova — por outro lado, ela vai bloquear o Sol temporariamente neste dia, proporcionando um belo eclipse solar total para observadores nos Estados Unidos, México e Canadá.