Publicidade

Calendário lunar de abril | Veja quando ocorrem as fases da lua

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Abril de 2024 às 10h35

Link copiado!

NASA's Scientific Visualization Studio
NASA's Scientific Visualization Studio

O mês de abril começa com um novo ciclo lunar, iniciado com a fase quarto minguante durante a madrugada desta terça-feira (2). Abril conta também com uma superlua, que acontece quando o disco lunar parece ficar um pouquinho maior e mais brilhante.

Se você tem o costume de olhar o céu noturno, já deve ter percebido que a aparência da Lua muda um pouco à cada noite: às vezes, nosso satélite natural aparece no céu como um círculo grande e brilhante, e em outros momentos exibe apenas uma fina faixa crescente. 

Estas mudanças acontecem porque, assim como a Terra, a Lua é uma esfera que está sempre parcialmente iluminada pelo Sol. Conforme ela se move ao redor do nosso planeta, vemos ora mais, ora menos desta parte iluminada. 

Continua após a publicidade

É aqui que entram as fases lunares, que mostram o quão iluminado está o disco da Lua a partir da nossa perspectiva de observação. As fases lunares principais são a cheia, crescente, minguante e nova, mas não são as únicas. Além destas, nosso satélite natural também passa pelas fases quarto crescente, crescente gibosa, minguante gibosa e quarto minguante. 

Leva aproximadamente 27,3 dias para a Lua completar uma volta ao redor da Terra. Por outro lado, o intervalo entre uma fase nova e outra é de cerca de 29,5 dias devido à forma como a luz solar incide sobre nosso satélite natural. 

Calendário das fases lunares de abril

Continua após a publicidade
  • Lua quarto minguante: 2 de abril, às 00h14
  • Lua nova: 8 de abril, às 15h20
  • Lua quarto crescente: 15 de abril, às 16h13
  • Lua cheia: 23 de abril, às 20h48

Superlua em abril

Pois é, este mês é marcado por uma superlua. Este não é um termo científico, mas sim uma expressão usada quando nosso satélite natural chega ao perigeu (ponto mais próximo da Terra) na fase cheia ou nova. 

No caso da superlua de abril, a Lua vai estar a 359.809 km do nosso planeta. Desta vez, não vai ser possível observar o evento porque a Lua vai estar na fase nova — por outro lado, ela vai bloquear o Sol temporariamente neste dia, proporcionando um belo eclipse solar total para observadores nos Estados Unidos, México e Canadá.