Quando começa o outono?
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
O mês de março marca o fim do verão e o começo do outono no Brasil, mas a data exata pode variar entre os dias 20 e 21. Isso porque o início da estação do ano associada às temperaturas mais amenas depende da ocorrência do equinócio de outono, um fenômeno astronômico.
Quando o outono começa, é possível identificar pequenas alterações no dia a dia, como temperaturas mais baixas que as registradas no verão, menor umidade do ar e baixo volume de chuvas, já que a temporada das chuvas mais intensas foi encerrada.
Além disso, as folhas de muitas espécies de árvores podem ficar amareladas ou avermelhadas e caem, cobrindo o chão com um “tapete” de folhas secas. Esta é uma estratégia de proteção contra a chegada do inverno, que está se aproximando.
No entanto, os sinais do outono, a “estação de transição”, são mais facilmente observados em regiões que não estão tão próximas da Linha do Equador. No caso brasileiro, a chegada da nova estação é mais evidente nas regiões Sul e Sudeste do que no Norte e no Nordeste.
Quando começa o outono?
É importante destacar que as estações do ano vão variar de acordo com o hemisfério. Se no Hemisfério Sul, o outono austral começa entre o dia 20 de março e o dia 21 de março, a situação é diferente no Hemisfério Norte. Por lá, o outono boreal só é iniciado entre o dia 22 de setembro e o dia 23 de setembro.
De forma resumida, enquanto um hemisfério enfrenta o outono, o outro vivencia a primavera. Esta diferença entre as estações do ano ocorre por causa do eixo de inclinação do planeta Terra, de 23,5 °.
Por causa da inclinação do planeta, os raios solares incidem de forma diferente da superfície, impactando as temperaturas registradas ao longo do ano. Quanto mais raios solares determinada região recebe, a tendência é que mais quente seja. Sem o eixo, não existiriam as estações (e variações).
Importância do equinócio de outono
Como adiantamos, é o equinócio que vai determinar quando começa o outono. Independente do hemisfério que se analisa, o fenômeno astronômico acontece duas vezes por ano e faz com que, nestas duas ocasiões, o dia e a noite tenham igual duração, de 12h.
Para entender, durante os equinócios, o Sol cruza o equador celeste — a linha do equador terrestre quando é projetada na esfera celeste. Isso faz com os dois hemisférios recebam a mesma quantidade de luz e escuridão. Em outras palavras, o dia e a noite duram o mesmo tempo.
Equinócio e solstício
Após o equinócio de outono, os dias gradualmente vão ficando mais curtos, enquanto as noites se prolongam, até a chegada oficial do inverno. Marcando a transição, ocorre o solstício de inverno, que implica na ocorrência da noite mais longa do ano.
De forma oposta, depois do equinócio de primavera, as horas de exposição aos raios solares aumentam, atingindo o ápice de duração no verão, com o solstício de verão. Este fenômeno propicia o dia mais longo do ano.