Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Humanidade chegará à Marte em cinco ou seis anos", diz presidente da SpaceX

Por| Editado por Rafael Rigues | 06 de Maio de 2022 às 18h00

Link copiado!

Unplash/Mike Kiev
Unplash/Mike Kiev
Tudo sobre SpaceX

Se depender apenas da SpaceX, a humanidade chegará à Marte ainda nesta década. Em recente entrevista à CNBC, Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da empresa, disse que dentro de cinco ou seis anos, as pessoas verão isso se tornar uma realidade.

Enquanto a humanidade ainda se prepara para retornar à Lua, uma visita à Marte parece algo fora da realidade. Para Shotwell, é necessária uma grande missão à superfície marciana para que as pessoas comecem a “pensar mais sobre isso”.

Continua após a publicidade

A SpaceX tem trabalhando arduamente no desenvolvimento de sua poderosa nave espacial Starship, destinada a levar cargas úteis e pessoas à Lua, Marte e além. Mesmo antes de realizar seu primeiro voo oficial, a nave já tem uma agenda lotada a cumprir.

Em 2018, o bilionário japonês Yusaku Maezawa firmou um acordo com a empresa para realizar uma viagem ao redor da Lua a bordo da Starship, cujo lançamento está previsto para 2023. Além disso, a NASA selecionou a nave para realizar a primeira viagem tripulada do Programa Artemis ao polo sul lunar em 2026.

Mas a SpaceX não é a única com planos de enviar humanos ao Planeta Vermelho. A NASA vê suas futuras missões lunares como um passo fundamental para se preparar para destinos mais distantes e pretende lançar uma missão tripulada à Marte por volta de 2040.

Continua após a publicidade

No entanto, a SpaceX ainda tenta realizar o primeiro voo de teste orbital da Starship, partindo da Starbase, seu centro de desenvolvimento no sul do Texas. A empresa depende de uma avaliação ambiental da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) para realizar o teste.

Tal avaliação estava prevista para ser finalizada no final do ano passado, mas após algumas mudanças feitas pela SpaceX em seu projeto, a FAA solicitou uma nova rodada de revisão. Portanto, o primeiro teste com a Starship, incluindo o foguete Super Heavy, só deve acontecer em junho.

Fonte: Via Space.com