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Honda | Como a montadora japonesa quer alcançar o espaço nos próximos anos

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Honda/Chris Liverani/Unsplash
Honda/Chris Liverani/Unsplash

A Honda, tradicional montadora japonesa, acaba de dar um passo importante rumo à “fronteira final”. A empresa realizou recentemente um teste com um protótipo de foguete reutilizável, que foi lançado e pousou com sucesso. O resultado representa um avanço importante em um projeto discreto, mas ambicioso, de realizar lançamentos orbitais ainda nesta década -- até 2029. 

O veículo vem da Honda R&D, uma divisão independente de pesquisa e desenvolvimento da montadora fundada em 1960. Este pequeno foguete experimental mede 6,3 m de comprimento e 85 cm de diâmetro, e tem tecnologias já existentes para outras áreas — inclusive a automotiva. 

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O teste de lançamento e pouso na vertical (“VTOL”, na sigla em inglês) foi realizado em Taiki, em Hokkaido, conhecida como “cidade espacial” do Japão. Durante o procedimento, o veículo alcançou 890 m de altitude e pousou a apenas 37 cm do local desejado. 

“Embora a pesquisa de foguetes da Honda ainda esteja na fase de pesquisa fundamental e nenhuma decisão tenha sido tomada com relação à comercialização dessas tecnologias de foguetes, a Honda vai continuar progredindo na pesquisa fundamental com a meta de desenvolvimento de tecnologia para alcançar a capacidade tecnológica para conseguir um lançamento suborbital até 2029”, declararam no comunicado sobre o teste do foguete.

Das estradas ao espaço

O lançamento foi recebido com surpresa pelo público, mas vale lembrar que o interesse da montadora pelo espaço não é novo. Em 2021, a Honda anunciou que estava investindo em tecnologias espaciais e que havia testado o motor reutilizável para seu foguete experimental

Além disso, a companhia anunciou em junho daquele ano uma parceria com JAXA, a agência espacial do Japão, para desenvolver tecnologias necessárias para a exploração espacial tripulada. A ideia era avaliar a viabilidade de um sistema de energia renovável com circulação, que poderia auxiliar rovers e bases tripuladas na Lua

Já no teste recente, a companhia mencionou que o desenvolvimento do seu sistema de lançamentos próprio vem da necessidade crescente de mais satélites, os quais podem beneficiar seus outros negócios. 

Se conseguir realizar o voo suborbital no cronograma proposto, a Honda terá conseguido um feito significativo; por outro lado, voos suborbitais não oferecem altitude suficiente para colocar um satélite em órbita. Assim, a Honda deve avaliar nos próximos passos se vai querer abraçar este mercado e competir com empresas privadas como a SpaceX e Blue Origin. 

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Inovação e benefícios

O sucesso do teste do foguete mostra que as pesquisas da Honda em robótica têm aplicações diversas — basta lembrar que a empresa vem trabalhando para melhorar a autonomia dos seus robôs, algo essencial para missões espaciais

Os executivos da japonesa sabem disso: em 2021, eles destacaram em entrevista coletiva os desafios para controlar robôs a longas distâncias da Terra, causados pelos atrasos na comunicação em função das grandes distâncias. 

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“Acreditamos que essa pesquisa vai levar ao uso mais amplo de ‘robôs avatares’ na superfície da Lua e em outros ambientes”, comentou Atsushi Ogawa, então diretor operacional de excelência em pesquisa inovadora da Honda R&D. 

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Fonte: Space.com, Honda