Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Honda testa pela 1ª vez motor que será usado em seu foguete reutilizável

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Novembro de 2021 às 17h15

Link copiado!

NASA/Joel Kowsky
NASA/Joel Kowsky

Em setembro deste ano, a montadora japonesa Honda anunciou o desenvolvimento de um pequeno foguete reutilizável como parte de seu objetivo de entrar no mercado aeroespacial. A montagem do lançador começou em 2019 a empresa acaba de dar mais um passo importante nesta missão, obtendo sucesso no primeiro teste com o protótipo do motor que será utilizado no novo foguete da empresa.

Em entrevista ao Space.com, representantes da Honda compartilharam um pequeno vídeo do protótipo do motor durante o recente teste de combustão, onde os “diamantes de choque” — um padrão de ondas estacionárias que surgem na pluma de escape supersônica de propulsor — ficaram bem evidentes. "Acreditamos ter feito um grande progresso neste desenvolvimento depois de apenas dois anos", disse Atsushi Ogawa, diretor operacional de excelência em pesquisa inovadora da Honda R&D.

Continua após a publicidade

O vídeo compartilhado era em preto e branco, mas, por questões de propriedade, os representantes da montadora proibiram qualquer captura de tela do teste. A Honda também não forneceu detalhes sobre o impulsionador em desenvolvimento. Até agora, sabe-se que a empresa prevê um foguete capaz de transportar cargas de até 1 tonelada. A princípio, o primeiro estágio do lançador será reutilizável.

No entanto, isto pode mudar caso as análises revelem que a impressão 3D ou qualquer outra tecnologia torne a produção do veículo descartável o mais econômico possível. A Honda planeja realizar um lançamento de teste suborbital em algum momento desta década e, em seguida, iniciar testes orbitais. A montadora espera decidir sobre entrar ou não na indústria espacial de lançamentos em 2025 e 2026, após avaliar o progresso alcançado até lá, bem como o estado do mercado.

Em junho deste ano, a montadora firmou um acordo com a JAXA, agência espacial japonesa, para o desenvolvimento de um sistema circulatório de energia renovável que poderia ser aplicado em veículos espaciais.

A expertise da Honda no campo da robótica também pode oferecer aplicações espaciais. No momento, a empresa trabalha para aprimorar a autonomia robótica que pode oferecer uma grande vantagem para alcançar o espaço, embora seja um grande desafio controlar robôs distantes da Terra. "Acreditamos que esta pesquisa levará a uma maior utilização de robôs na superfície da Lua e em outros ambientes", acrescentou Ogawa.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com