Quantas fases tem a Lua?
Por Danielle Cassita | •

A Lua sempre com metade de sua superfície iluminada pelo Sol. No entanto, enquanto nosso satélite natural segue em sua trajetória ao redor da Terra, a parte da sua superfície que podemos ver a partir da nossa perspectiva muda diariamente. Este ciclo completo, a lunação, leva um pouco mais de 29 dias para acontecer, mas, nesse tempo, quantas fases tem a Lua? São oito fases no total, começando pela Nova e se encerrando na Cheia.
- Por que vemos sempre a mesma face da Lua daqui da Terra?
- Qual é a importância dos satélites naturais para seus planetas?
A lunação (ou "mês sinódico da Lua"), é o tempo que ela leva para voltar a uma mesma fase, completando um ciclo de 29,5 dias. Nele, existem quatro fases principais e quatro intermediárias. No entanto, nosso satélite natural leva 27,3 dias para completar sua órbita ao redor da Terra (o chamado "mês sideral"), e por isso sua posição no céu muda constantemente.
A partir da Lua Nova, a parte da sua superfície que conseguimos ver do hemisfério Sul começa a aumentar gradualmente da esquerda para a direita, até atingir a fase Cheia. Em seguida, ela começa a diminuir a luz solar refletida, retornando à fase Nova.
Quais são as fases da Lua?
Como você viu, o quanto conseguimos ver da Lua muda um pouquinho a cada noite. Estas mudanças são descritas nas seguintes fases lunares:
Lua Nova
Esta é a primeira das fases primárias da Lua e ela acontece quando nosso satélite natural está entre a Terra e o Sol — ou seja, em conjunção.
É por isso que normalmente não podemos enxergá-la: só sua parte escura está voltada para nós. Às vezes, é possível observar até 2% de sua porção iluminada.
Lua Crescente
Também chamada de crescente côncava, esta é a primeira das fases intermediárias da Lua.
Esta fase é caracterizada pela parte iluminada dela que começa a ser visível após a fase Nova. Sua iluminação varia entre 3 a 39%.
Quarto Crescente
A segunda fase primária acontece quando a Terra, a Lua e Sol estão em uma posição que forma um ângulo aproximadamente reto.
Isso significa que vemos apenas cerca da metade dasuperfície lunar iluminada pelo Sol. A porção visível da Lua nesta etapa varia entre 40 a 59%.
Crescente Gibosa
Neste momento, a Lua se encontra em sua fase de transição entre o Quarto Crescente e a Cheia. O nome "crescente gibosa" se refere ao formato convexo da parte iluminada que enxergamos, que é maior do que fase primária anterior e menor do que a seguinte. Aqui, vemos entre 60 a 96% da porção visível da Lua.
Lua Cheia
Esta fase é a terceira das primárias e ocorre mais ou menos duas semanas após a fase Nova. Nesta fase vemos toda a parte iluminada da superfície lunar, e é também quando a Lua e o Sol estão alinhados em lados opostos do nosso planeta.
Por estar nesta posição, o satélite natural da Terra surge no horizonte leste quase ao mesmo tempo em que ocorre o pôr do Sol, revelando entre 97% a 100% de sua porção visível.
Às vezes, quando a Lua está na fase cheia, ela pode passar pela sombra da Terra e causar um eclipse lunar parcial ou completo. Quando a fase cheia ocorre no perigeu (o ponto da órbita mais próximo de nós) de nosso satélite natural, ela pode parecer 14% maior e até 30% mais brilhante, sendo chamada de superlua.
Minguante Gibosa
Após a fase Cheia, a parte iluminada da Lua que enxergamos começa a diminuir gradualmente. Esta etapa intermediária de nosso satélite natural, também denominada como minguante convexa, é a transição para a fase primária seguinte. A superfície lunar não iluminada passa a aumentar da esquerda para direita. Nesta etapa, contemplamos entre 60 a 96% da porção visível da Lua.
Quarto Minguante
Assim como o Quarto Crescente, a quarta fase primária da Lua ocorre quando cerca de metade da superfície lunar é iluminada pelo Sol em nosso ponto de vista.
A diferença é que, no Quarto Minguante, é o lado direito do nosso satélite natural que enxergamos, com visibilidade entre 59 a 40%.
Lua Minguante
Por fim, temos a quarta e última fase intermediária da Lua. A fase Minguante significa que nosso satélite natural está prestes ao completar seu ciclo, retornando à fase Nova. Também conhecida como minguante côncava, nosso satélite natural tem entre 3 a 39% de seu lado direto iluminado nesta etapa.
Vídeo das fases da Lua
O vídeo a seguir mostra as fases da Lua em 2021 vistas do hemisfério sul. Repare como a dinâmica entre os movimentos da Terra, Lua e Sol são as responsáveis pelas fases:
Leia também:
- 3 efeitos que as fases da Lua parecem causar nos humanos
- Além das marés: 3 influências da Lua sobre o planeta Terra
Vídeo: Curiosidades da Lua