Publicidade

Hoje é o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado! Saiba mais sobre a data

Por  • Editado por  Rafael Rigues  | 

Compartilhe:
Onur Ömer Yavuz/Pixabay
Onur Ömer Yavuz/Pixabay
Tudo sobre NASA

Nesta terça-feira (12), celebramos o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado. A data foi estabelecida em 2011 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e foi criada para comemorar o legado do voo espacial do cosmonauta soviético Yuri Gagarin, ocorrido em 12 de abril de 1961.

A data destaca também a importância da exploração espacial na melhoraria do bem-estar das populações, e reforça a necessidade da cooperação internacional para o uso do espaço para fins pacíficos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Estes objetivos foram reunidos na comemoração como uma forma de lembrar o legado deixado por Gagarin. O voo do cosmonauta representou um dos maiores eventos da Corrida Espacial, período em que os Estados Unidos e União Soviética estavam disputando a supremacia tecnológica no espaço. Uma corrida que começou em 1957, com o lançamento do satélite Sputnik I.

Conheça, abaixo, alguns voos espaciais que entraram para a história:

Yuri Gagarin

Foi durante a manhã do dia 12 de abril de 1961 que a cápsula Vostok I foi lançada, levando o cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço. Ao longo de seus 108 minutos de voo, a nave completou uma volta ao redor da Terra e alcançou a altitude máxima de 327 km. Gagarin manteve contato com as equipes em solo através de canais de comunicação via telefone e telégrafo, e disse, emocionado: “A Terra é azul! Como é maravilhosa. Ela é incrível!"

Gagarin conseguiu retornar à Terra em segurança, saltando de paraquedas de sua cápsula antes que ela atingisse o solo, e foi recebido como uma celebridade internacional. Dezenas de milhares de pessoas o esperavam na Praça Vermelha, em Moscou, e ele viajou pelo mundo para celebrar a conquista soviética. Mesmo passadas tantas décadas desde seu voo, os museus espaciais russos celebram o feito dele com artefatos, bustos e estátuas em sua homenagem.

Alan Shepard

Continua após a publicidade

De fato, o voo de Yuri Gagarin fez com que a União Soviética saísse na frente dos rivais norte-americanos. Mas foi por pouco: no dia 5 de maio de 1961 os Estados Unidos lançaram um foguete Mercury-Redstone com a cápsula Freedom 7 em seu topo, tripulada pelo astronauta Alan Shepard. Ele alcançou a altitude máxima de 187 km e ficou no espaço durante aproximadamente 15 minutos, tornando-se o primeiro norte-americano a ir ao espaço.

Apesar de Gagarin ter ido ao espaço primeiro, e permanecido lá por mais tempo, o voo suborbital de Shepard teve grande impacto mundial — ao contrário do voo de Gagarin, o lançamento, voo e pouso de Shepard foram transmitidos ao vivo para milhões de pessoas, que puderam acompanhá-lo em diferentes etapas da missão. Dez anos depois, Shepard deixou a atmosfera terrestre novamente para se tornar o quinto homem a pisar na Lua e o primeiro a experimentar um pouco de golfe lunar.

John Glenn

Continua após a publicidade

Em 20 de fevereiro de 1962 foi a vez do astronauta norte-americano John Glenn fazer história como o primeiro norte-americano a entrar em órbita. Naquele dia, ele completou três órbitas ao redor da Terra a bordo da cápsula Friendship 7, passando 4 horas e 55 minutos no espaço. Glenn conduziu experimentos básicos em órbita e manteve contato com as equipes em solo, afirmando que estava se sentindo bem mesmo com a sensação de ausência de peso.

Durante o voo, ele conseguiu observar seu primeiro pôr e nascer do Sol orbitais. Ao fim de sua jornada, Glenn iniciou o retorno para a Terra e sua cápsula pousou a cerca de 1.280 km de Cabo Canaveral, na Flórida. Já em 1988, aos 77 anos, Glenn passou nove dias a bordo do ônibus espacial Discovery, e se tornou a pessoa mais velha a ir para o espaço — o recorde dele foi quebrado por Wally Funk, aviadora pioneira que voou a bordo do foguete New Shepard, com 82 anos.

Valentina Tereshkova

Continua após a publicidade

Após o voo inaugural de Yuri Gagarin, o governo soviético autorizou a seleção de cosmonautas mulheres para garantir que a primeira mulher no espaço seria uma cidadã soviética. Mais de 400 mulheres se candidataram e cinco foram selecionadas para iniciar o treinamento — entre elas, estava Valentina Tereshkova, que foi escolhida para voar com a a missão Vostok 6. Ela decolou em 16 de junho de 1963, transformando Tereshkova na primeira mulher a ir ao espaço.

Ela passou um pouco menos de três dias no espaço, realizando diferentes testes para coletar dados sobre as reações de seu corpo ao voo espacial e produzindo fotos da Terra e do horizonte, que mais tarde permitiram a identificação de camadas aerossolizadas no interior da atmosfera. Em um único voo, ela conseguiu somar mais horas de voo que todos os astronautas do programa Mercury.

Fonte: Via: UN, ESA, NASA, Space.com

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*