Publicidade

60 anos do voo de Yuri Gagarin é celebrado em evento online e gratuito hoje

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Abril de 2021 às 08h00

Link copiado!

Reprodução/Yuri's Night
Reprodução/Yuri's Night

O dia 12 de abril é uma data especial para a exploração espacial. No mesmo dia, em 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço. E, desde de 2001, acontece anualmente o evento Yuri’s Night, em comemoração a este grande feito para a nossa história — neste ano, completam-se 60 anos. Diante da pandemia, o evento será totalmente virtual realizado com a participação aberta ao público — já é a segunda edição neste formato.

Hoje, 10 de abril, a partir das 20h (horário de Brasília), o Yuri’s Night será transmitido através do canal do evento no YouTube. A noite de comemoração é uma iniciativa da defensora de voos espaciais Loretta Hidalgo Whitesides e o diretor espacial da Virgin Glactic, George Whitesides. Além das seis décadas do primeiro passeio humano no espaço, a “Noite do Yuri” também completa sua 20ª edição.

Continua após a publicidade

O tema da festa deste ano é “Earthseed”, em referência a um clássico da ficção científica Parábola do Semeador, da escritora Octavia E. Butler. A equipe responsável pela noite explica que o livro compartilha uma visão poderosa para um caminho espiritual que pode unir comunidades durante tempos difíceis. "Essa visão parecia adequada este ano", acrescentou a co-criadora Loretta Whitesides. Entre as atividades da Yuri’s Night deste ano, a banda Ok Go lançará seu videoclipe produzido com a participação voluntária dos fãs durante a pandemia.

Na lista de convidados especiais, marcam presença nomes como: Cady Coleman, astronauta da NASA; o produtor executivo de Star Trek, Rod Roddenberry; o explorador da National Geographic, Wasfia Nazreen; a construtora de veículos Tesla, Simone Giertz; a diretora de design da SpaceX, Hillary Coe; entre outros.

O evento é gratuito, mas, para garantir uma participação ainda mais aprofundada, você deve comprar seu ingresso no site da Yuri’s Night. Existem dois tipos de entrada: o ingresso “Backstage Pass” inclui uma espécie de pré-evento, com bate-papo com os convidados especiais, e o ingresso "pacote VIP" é para um momento para depois da festa, que inclui brindes e um encontro virtual com o astronauta Richard Garriot.

Continua após a publicidade

Para não perder esta noite de celebração recheada de celebridades, é só conferir o evento a partir das 20h no vídeo abaixo:

Fonte: Yuri's Night