Helicóptero Ingenuity fotografa rover Perseverance a 500 metros de distância

Helicóptero Ingenuity fotografa rover Perseverance a 500 metros de distância

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 11 de Agosto de 2021 às 18h20
NASA/JPL-Caltech

Na semana passada, o helicóptero Ingenuity completou seu 11º voo em Marte, que rendeu um voo de pouco mais de dois minutos de duração e um pouso em um novo "heliporto". Além de registrar diferentes formações geológicas e dunas presentes em South Seítáh, uma região na cratera Jezero, uma das fotos do helicóptero mostrou também o rover Perseverance durante sua primeira campanha científica.

Robert Hogg, engenheiro sênior de sistemas no Laboratório de Propulsão a Jato Da NASA, destacou que as imagens aéreas do helicóptero já são bastante incríveis por si próprias, mas podem ir além. “Elas ficam ainda melhores quando você brinca de 'Onde está o Perseverance?”, comentou, em um comunicado. "Assim que você encontrar o nosso rover e ampliar a imagem, encontrará alguns detalhes, como as rodas, o mastro de sensoriamento remoto e o Multi-Mission Radioisotope Thermoelectric Generator", disse.

Abaixo, você confere a publicação com a imagem sobre a qual Hogg se referiu. Para entrar na brincadeira, tente encontrar o rover nela:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A sombra do Ingenuity ficou bastante evidente na parte inferior da foto. Depois, se você observar atentamente a parte superior do registro, encontrará uma pequena forma branca um pouco à frente de uma duna — pois é, essa é a forma que um rover parece ter quando é observado a 500 m de distância, à altitude de 12 m. Esse registro foi feito durante o voo para o helicóptero ajudar nos objetivos científicos do Perseverance com registros de diferentes formações geológicas enquanto estivesse no ar.

Detalhe do rover na imagem ampliada (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

O pequeno helicóptero começou seu trabalho, na verdade, como uma demonstração de tecnologia criada para provar que é possível realizar voos controlados em Marte. Como vem mostrando desempenho de grande sucesso, a NASA decidiu estender a missão da aeronave, testando suas capacidades e utilizando-o como um complemento à missão do rover. Com a adição da dimensão aérea proporcionada pelo Ingenuity, a equipe do Perseverance pode descobrir novas áreas de possível interesse científico ou que seriam perigosas para o veículo explorar.

Fonte: JPL

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.