Helicóptero Ingenuity é homenageado com prêmio da Aviation Week Network

Helicóptero Ingenuity é homenageado com prêmio da Aviation Week Network

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 11 de Agosto de 2021 às 12h05
NASA

O pequeno helicóptero Ingenuity, da NASA, já conduziu mais de dez voos bem-sucedidos em Marte, e vem abrindo o caminho para missões futuras com naves rotorizadas, que poderão ajudar na exploração de outros planetas. Com o excelente desempenho, o pequeno helicóptero já atraiu a atenção de vários entusiastas — e, recentemente, rendeu o reconhecimento da Aviation Week Network, empresa editora de publicações e de produção de eventos, que homenageou o Ingenuity com um prêmio que “honra as conquistas extraordinárias aeroespaciais”. A premiação acontecerá em uma cerimônia que será realizada em outubro.

Joe Anselmo, diretor editorial da Aviation Week Network, explica os editores do evento analisaram várias indicações internas e externas e, depois, selecionaram os vencedores. Entre eles, está o Ingenuity, que fez seu primeiro voo no dia 19 de abril de 2021 e provou ser possível realizar voos controlados em outro planeta. Desde então, a pequena aeronave continua em seu trabalho que já se estende além dos voos planejados, e agora irá realizar atividades de reconhecimento da superfície de Marte.

Fotos feitas pelo Ingenuity durante o 10º voo, em 24 de julho (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

Os prêmios da Aviation Week Network são uma representação do reconhecimento de conquistas extraordinárias na indústria, alcançadas tanto por indivíduos quanto por equipes. “Os vencedores deste ano mostram que os motores da inovação no setor aeroespacial e de aviação continuam se movendo através de um dos momentos mais difíceis que essa indústria já viu”, disse Anselmo. Entre outros vencedores da categoria, está o Mission Extension Vehicle, da Northrop Grumman, e a nave Crew Dragon, da SpaceX.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Após finalizar seus primeiros voos e cumprir os objetivos de demonstração de tecnologia para os quais foi desenvolvido, o Ingenuity iniciou uma nova fase de demonstração, em que começou a testar suas habilidades como um explorador aéreo. Desde então, o helicóptero vem realizando análises de áreas que podem ser interessantes para o rover Perseverance explorar, atuando como ótimo aliado para o veículo. “Essa pequena e poderosa equipe por trás dessa pequena e poderosa aeronave está maravilhada com o sucesso dele e honrada pelo reconhecimento”, comentou Teddy Tzaneto, líder de operações do Ingenuity.

Fonte: NASA, Aviation Week

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.