Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Helicóptero Ingenuity completa 11º voo em Marte e pousa em nova localização

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Agosto de 2021 às 11h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Nesta quinta-feira (5), o helicóptero Ingenuity completou seu 11º voo em Marte. Desta vez, a pequena aeronave voou por pouco mais de 2 minutos e avançou para uma nova localização. Ele deverá ficar por lá durante algum tempo para realizar novos voos de reconhecimento geológico de South Séítah, uma área de relevo irregular que pode dificultar o deslocamento do rover Perseverance.

Este voo foi planejado para que, desta vez, o Ingenuity subisse até a altitude de 12 m e alcançasse a velocidade de 18 km/h. Assim, de acordo com o plano de voo publicado nesta quarta-feira (4), o helicóptero foi “despertado” e levantou voo três minutos depois. Ainda não há detalhes deste novo procedimento, mas a equipe da missão já adiantou alguns dados em uma publicação no Twitter: o voo foi um sucesso, durou 130,9 segundos e o Ingenuity se deslocou por 380 m.

Confira a foto feita pelo helicóptero durante o novo voo:

Continua após a publicidade

O Ingenuity foi direcionado desta vez para pousar em um local estratégico, onde irá realizar voos futuros de reconhecimento para auxiliar o rover Perseverance em sua busca por sinais de formas de vida microbianas, caso tenham existido. Embora o rover esteja equipado com diversos instrumentos científicos sofisticados, ele não tem grande agilidade para se deslocar, e precisa que sua equipe monitore atentamente as características dos terrenos que está explorando.

É aqui que o Ingenuity entra: ele está atuando como um parceiro do veículo, que faz o reconhecimento da área para auxiliar o Perseverance. Agora, ele está em South Séítah, uma região onde há ondulações de areia que podem impedir o deslocamento do rover. Assim, conforme solicitado pela equipe do Perseverance, o Ingenuity deverá realizar pelo menos um voo de reconhecimento da região. Atualmente, o veículo está em uma região com rochas que provavelmente são tão antigas quanto a cratera Jezero, e a equipe espera levá-lo para explorar South Séítah.

Fonte: Space.com