Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Faz sentido cortar o cabelo de acordo com as fases da Lua?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Abril de 2024 às 19h12

Link copiado!

NASA's Scientific Visualization Studio
NASA's Scientific Visualization Studio

Há quem diga que a Lua tem alguns efeitos no corpo humano, que vão desde alterações no ciclo menstrual até fases lunares que seriam adequadas para o corte dos cabelos. Mas o que a ciência tem a dizer sobre isso? É o que você vai descobrir nesta matéria.

Em muitas culturas da antiguidade a Lua foi considerada uma divindade, ou era representada por figuras divinas. As crenças sobre sua influência na saúde humana são antigas e, ainda hoje, muito difundidas por diferentes religiões.

Na Grécia e Roma antigas, por exemplo, as meninas recebiam amuletos em forma de lua crescente em seu aniversário para protegê-las de espíritos malignos. As mulheres também os usavam para melhorar a fertilidade e para proteção durante o parto.

Durante séculos, as pessoas acreditaram que a Lua tinha poder e controle sobre elas, por isso era comum usar o calendário lunar para planejar determinadas atividades. De certo modo, isso trouxe alguns benefícios, como o domínio da agricultura usando as fases da Lua como base para decidir a melhor época para o plantio e a colheita.

Continua após a publicidade

Atualmente, há religiões e sistemas de crenças nas quais a Lua desempenha um papel importante — e a ciência, de modo geral, não visa debater religião. Por outro lado, algumas crenças são perpetuadas fora do contexto religioso, muitas vezes usando argumentos pseudo-científicos, e é aqui que cientistas costumam trazer alertas.

Tais alertas não têm motivo provocativo, mas sim de não causar confusão entre as crenças populares e a ciência de fato. Isso pode acontecer quando conceitos científicos e pesquisas são usados para “confirmar” algo que, na verdade, não pode ser confirmado cientificamente.

Dito isso, vamos entender o que a ciência pode dizer sobre a influência da Lua no cabelo humano.

Continua após a publicidade

O que a ciência diz sobre cortar o cabelo e a fase da Lua

A crença popular dita que cortar o cabelo durante a fase entre a Lua Nova e a Lua Cheia estimula o crescimento dos fios. Cortar durante a fase de Lua Cheia seria ideal para cuidar e fortalecer os cabelos. Por fim, entre a Lua Cheia e a Lua Nova, poderia desacelerar o crescimento e deixar os fios mais finos.

Segundo alguns propagadores dessas crenças, durante a Lua Cheia os vasos capilares se dilatam, aumentando o fluxo sanguíneo no couro cabeludo. Aqui é onde precisamos ter cuidado, pois esse tipo de fenômeno poderia ser comprovado cientificamente com relativa facilidade — e não houve nenhuma comprovação.

Por se tratar de um tema simples, que não coloca em risco a saúde das pessoas, não há problema algum em tentar seguir esses conselhos. Mas fique de olho: se alguém tentar se promover oferecendo explicações “científicas” para crenças como esta, provavelmente trata-se de uma tentativa de enganar as pessoas para benefício próprio.

Continua após a publicidade

Uma vez que a Lua sempre foi considerada tão importante e influente, é natural que os cientistas já tenham feito pesquisas sobre o assunto. Até hoje, não existem estudos confirmando qualquer vantagem no corte de cabelo baseado no calendário lunar — mas, claro, não há mal algum em fazê-lo.

Influências reais da Lua sobre nós

Quando o assunto é nosso planeta, a ciência já descobriu e comprovou alguns efeitos que a Lua nos impõe, como é o caso das marés. E se você pensa que elas só ocorrem nos mares, saiba que os lagos, a atmosfera e até mesmo a crosta terrestre experimentam o efeito de marés.

Outro exemplo é o tempo de duração dos dias aqui na Terra. Antes da formação da Lua, os dias duravam apenas seis horas, mas o "nascimento" do satélite natural fez com que parte da energia de rotação do planeta fosse transferida para a órbita lunar. Como resultado, a rotação se tornou gradualmente mais lenta, até os dias durarem quase 24 horas.