Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

3 efeitos que as fases da Lua parecem causar nos humanos

Por| 07 de Fevereiro de 2023 às 10h10

Link copiado!

Jpavaliuk/Envato
Jpavaliuk/Envato

Será que as fases da Lua são mesmo capazes de nos impactar, afetando nosso organismo, nosso comportamento e até mesmo a qualidade de nosso sono?

Há controvérsias: enquanto não há uma prova do impacto direto da Lua em humanos, estudos apontam evidências da influência do ciclo lunar em fatores ambientais diversos — estes sim que podem nos afetar diretamente. Um exemplo disso são as noites de Lua cheia. Quando a Lua está cheia, sua face visível reflete a luz solar por inteiro, deixando as noites menos escuras. E uma maior incidência de luz à noite pode atrapalhar o sono das pessoas.

De qualquer maneira, o consenso científico atual é de que a Lua não impacta de maneira perceptível nosso organismo, ainda que o ciclo lunar influencie ativamente certos fatores ambientais capazes de afetar nosso sono e nosso humor. Então, saiba o que diz a ciência sobre esses 3 efeitos que a Lua parece causar nos seres humanos — ainda que indiretamente.

Continua após a publicidade

1. Alterações no ciclo menstrual

A ideia de que a Lua influencia os ciclos menstruais é antiga. Em 1709, o médico Richard Mead propôs que a atração gravitacional da Lua afetaria os fluidos dentro de nossos corpos — tal qual afeta as marés —, e o período menstrual seria impactado conforme a Lua se afasta ou se aproxima da Terra. Até os dias atuais, nenhuma evidência concreta comprovando as ideias de Mead foi descoberta. Mas a suspeita de que o ciclo menstrual estaria conectado com o ciclo lunar permanece no imaginário popular, instigando a ciência a estudar mais sobre o assunto.

Em 2016, o app de monitoramento Clue analisou mais de 7 milhões de ciclos menstruais de mais de 1,5 milhão de usuários para buscar alguma correlação entre as fases da Lua e as características dos ciclos registrados no app. Nenhuma relação direta foi encontrada.

Continua após a publicidade

Já em 2021, um grupo internacional de cientistas analisou registros do ciclo menstrual de 22 mulheres, mantidos por três décadas. Então, o calendário menstrual das voluntárias foi cruzado com o calendário lunar dos mesmos períodos, em busca de qualquer conexão. Apesar de até terem encontrado algumas coincidências curiosas, não foi possível concluir que havia uma correlação real entre as fases da Lua e os ciclos menstruais das participantes. Este estudo foi publicado na revista Science Advances.

2. Sono ruim na Lua cheia

Muitas pessoas dizem que, em noites de Lua cheia, sentem mais dificuldade para pegar no sono. A ciência não provou que a Lua afeta diretamente a qualidade do nosso sono, ainda que indiretamente isso pareça acontecer.

Continua após a publicidade

Em 2013, um estudo suíço monitorou o sono de 33 voluntários e concluiu que, em média, eles demoravam cinco minutos a mais para adormecer nas noites de Lua cheia. Além disso, eles também ficaram 30% menos tempo em sono profundo nesta fase lunar.

No entanto, no ano seguinte, cientistas do Max Planck Institute of Psychiatry analisaram dados de um grande grupo de voluntários e não observou tal relação. Eles ainda afirmaram que estudos anteriores, como o de 2013, podem ter tido conclusões baseadas em um viés de confirmação — a nossa tendência de acreditar e considerar apenas fatos que confirmam uma crença já existente.

Então, em 2021, um grupo de cientistas de várias instituições saiu em busca de pistas de como os ciclos lunares poderiam afetar o sono humano. No estudo publicado na revista Science Advances, eles concluíram que as pessoas realmente tendem a dormir mais tarde e por menos horas já no final da Lua crescente, nos dias que antecedem a Lua cheia.

E no mesmo ano, outro estudo, conduzido por pesquisadores suecos e publicado na Science of the Total Environment, revelou períodos de sono mais curtos em noites que antecediam a Lua cheia, ao analisar o sono de mais de 850 pessoas. No entanto, os próprios autores admitem que "o estudo não consegue distinguir se a associação do sono com o ciclo lunar foi causal ou apenas correlativa".

Continua após a publicidade

Ou seja: não tem nada de mágico ou místico aqui. A Lua cheia não "transforma" nada em nosso organismo. Ele apenas reage de jeitos diferentes a uma maior ou menor incidência de luz à noite, quando nos preparamos para dormir. Vale lembrar que o ciclo circadiano é controlado não apenas por mecanismos fisiológicos, como também por agentes externos — e um deles é justamente a luz.

3. Comportamentos "lunáticos"

Outra antiga crença popular é a de que a Lua cheia afeta o comportamento e a saúde mental das pessoas de maneira negativa, deixando-as mais impulsivas ou até mesmo violentas.

Continua após a publicidade

O adjetivo "lunático", por sinal, vem desse mito: o termo se refere a pessoas excêntricas, sonhadoras e de humor inconstante, o que, antigamente, era associado a uma mística influência da Lua, que deixaria as pessoas "malucas".

Mas nenhum estudo científico conseguiu correlacionar as fases da Lua com qualquer característica comportamental humana. Em 2019, por exemplo, um estudo publicado no Swiss Medical Weekly analisou dados de quase 18 mil pacientes psiquiátricos coletados por 10 anos, tentando relacionar momentos de "crise" com as noites de Lua cheia. Nenhuma conexão foi encontrada.

Fonte: Healthline, TimeAndDateRoyal Museums Greenwich