Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Espiral de luz" brilha no céu do Havaí após lançamento de foguete Falcon 9

Por| Editado por Rafael Rigues | 19 de Abril de 2022 às 16h30

Link copiado!

Subaru Telescope
Subaru Telescope
Tudo sobre SpaceX

Uma espiral luminosa brilhou no céu do Havaí neste domingo (17). O fenômeno ocorreu algumas horas depois do lançamento de um foguete Falcon 9, da SpaceX, que levou um satélite de espionagem para o espaço. O telescópio Subaru, instalado no Havaí, registrou o fenômeno em um vídeo.

Na publicação do vídeo, a equipe do telescópio indagou “o que seria isso? Uau, um OVNI”, em tom brincalhão. “Apesar de esperarmos que pudéssemos manter isso um mistério, parece ser o segundo estágio do foguete Falcon 9, da SpaceX, que foi lançado cerca de duas horas atrás na Califórnia, hoje”, escreveram. “Bom, certamente é uma visão rara!”, finalizaram.

Confira o vídeo abaixo, que mostra a espiral:

Continua após a publicidade

Marco Langbroek, rastreador de satélites, explica que as imagens mostram a espiral típica, causada pelo descarte de combustível do estágio superior do foguete, desorbitado sobre o oceano Pacífico.

O primeiro estágio do foguete é reutilizável, e pousou em segurança sobre uma embarcação já pronta no oceano Atlântico. Já o estágio superior não é utilizável, e após liberar o satélite na órbita determinada, iniciou uma queda natural na atmosfera para ser queimado. Os objetivos e outros detalhes da carga útil do foguete foram classificados como confidenciais.

Esta não é a primeira vez que veículos lançadores causam um show de luzes no céu: no início do mês, os restos de combustível de um foguete Long March 6, da China, formaram uma espécie de bola de luz azulada no céu do Alasca, mais brilhante que a aurora boreal que ocorria.

Continua após a publicidade

Segundo Jonathan McDowell, astrônomo do Smithsonian Astrophysical Observatory, o que aconteceu é que o foguete liberou os restos de combustível no espaço, que acabaram congelados. Depois, os compostos se espalharam e formaram uma massa esférica, iluminada pela luz solar.

Fonte: Space Weather; Via: Live Science