SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Envie uma “mensagem na garrafa" à lua Europa nesta missão da NASA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Junho de 2023 às 15h55

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA vai lançar a missão Europa Clipper no ano que vem, e te convida a enviar com ela uma mensagem na garrafa — ou, neste caso, na nave. Por meio do projeto Message in a Bottle ("Mensagem na Garrafa", em tradução literal), os nomes dos participantes vão ser gravados em um microchip, seguindo em uma jornada de mais de dois bilhões de quilômetros até a lua Europa, de Júpiter.

Este projeto é realizado através de uma parceria entre a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e Ada Limón, poeta norte-americana laureada. Ela compôs uma poesia especialmente para a missão, que vai ser inscrita na letra dela em uma placa que vai ficar na sonda Europa Clipper.

Você pode conferir o poema no tuíte abaixo:

Continua após a publicidade

Para participar, é só acessar o site da missão até o fim do ano e preencher um formulário com nome, sobrenome e outras informações. Até a publicação desta notícia, mais de 140 mil nomes já foram cadastrados — deles, mais de 3.400 são de participantes no Brasil.

A iniciativa é semelhante a outros projetos da NASA, que permitiram que o público enviasse seus nomes em missões à Lua, Marte e além. O envio do poema e dos nomes dá continuidade à tradição de enviar mensagens em naves interplanetárias, como aconteceu em outras missões — como as sondas Voyager, que levaram discos de ouro com informações sobre a humanidade.

Continua após a publicidade

A missão Europa Clipper tem lançamento programado para outubro de 2024, e vai seguir à menor das chamadas luas galileanas. Ela deve chegar ao seu destino em 2030, e vai realizar dezenas de sobrevoos por Europa para coletar dados do seu sob a superfície, crosta congelada e mais.

Fonte: NASA