Publicidade

NASA oficializa missão Europa Clipper para estudar lua congelada de Júpiter

Por| 20 de Agosto de 2019 às 19h30

Link copiado!

NASA oficializa missão Europa Clipper para estudar lua congelada de Júpiter
NASA oficializa missão Europa Clipper para estudar lua congelada de Júpiter
Tudo sobre NASA

A missão Europa Clipper vem sendo anunciada pela NASA há um certo tempo, pois o objetivo é enviar uma sonda à lua Europa, de Júpiter, que é recoberta por uma crosta congelada, mas, em seu interior, há um provavelmente vasto oceano líquido. Por isso, é preciso estudar o satélite natural joviano de pertinho em busca de, caso exista, vida microbiana extraterrestre. E, agora, a agência espacial dos Estados Unidos acaba de oficializar a missão.

"A decisão permite que a missão progrida para a conclusão final do projeto, seguido pela construção e testes da nave espacial e sua carga útil científica", disse a NASA em comunicado oficial. A missão explorará o interior de Europa, investigando se a lua congelada tem mesmo o potencial que acreditamos de abrigar condições adequadas à vida como a conhecemos.

E, para que a missão seja o mais econômica possível, a NASA tem como meta completar a construção da sonda em parceria com o Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins, com previsão de lançamento para 2023 — mas há uma janela de adiamento, caso seja necessário, que se estende para até 2025.

Continua após a publicidade

Quando chegar lá, a Europa Clipper vai estudar a composição e a geologia de Europa, além de seu oceano subterrâneo. A nave levará instrumentos que funcionarão em conjunto para resolver alguns dos mistérios que rodeiam esta lua joviana, avaliando o quão habitável ela realmente pode ser. A nave chegará a apenas 25 km da superfície congelada, então também podemos esperar por um montão de fotografias reais e sem precedentes deste satélite natural que orbita o maior planeta do Sistema Solar.

Oceanos subterrâneos de água líquida são possíveis em luas como Europa (bem como Encélado, de Saturno), mesmo elas sendo congeladas em seu exterior, pois a atração gravitacional de seus planetas faz com que as coisas, literalmente, esquentem lá dentro, o que mantém a água no estado líquido, algo essencial para o florescer da vida. Ainda, atividade geológica no fundo desses mares poderia fornecer produtos químicos para alimentar microorganismos, e o gelo da crosta acabaria bloqueando a radiação espacial que afeta a superfície. Ou seja: estudar esses mundos intrigantes de pertinho é prioridade para entendermos a habitabilidade desses objetos, o que vai começar a acontecer dentro de alguns anos — se nenhum contratempo fizer a missão ser adiada para além da janela prevista.

Fonte: NASA