Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: estrela, nebulosa e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Abril de 2024 às 09h00

Link copiado!

Markus Horn/NASA, ESA, CSA, STScI/Fatih Ekmen
Markus Horn/NASA, ESA, CSA, STScI/Fatih Ekmen

Já se passaram algumas semanas desde o eclipse solar total, mas o fenômeno rendeu tantas fotos incríveis que uma delas está em meio aos destaques da NASA em seu site Astronomy Picture of the Day. Outro registro de tirar o fôlego revela Júpiter pelos "olhos" da sonda Juno durante um dos sobrevoos pelo planeta.

Caso você seja um entusiasta das nebulosas, não se preocupe, pois estas nuvens cósmicas apareceram em dose dupla por aqui. Por fim, aproveite para conferir alguns cliques de fenômenos vistos em nosso planeta, como rastros deixados por aviões e anéis de fumaça liberados por um vulcão.

Não se esqueça de conferir a galeria de fotos no fim da matéria!

Continua após a publicidade

1. Eclipse solar 

Em 8 de abril, ocorreu um eclipse solar total, que ofereceu uma experiência única para quem estava na América do Norte e Central. A Lua escondeu totalmente o disco solar durante o evento, proporcionando alguns minutos de escuridão e efeitos interessantes — um deles é o chamado Anel de Diamantes, que acontece quando o astro começa a ficar visível por trás da silhueta lunar.

2. Visita a Júpiter

Agora, que tal pegar uma carona (virtual, claro) com a sonda Juno e passear por Júpiter? O vídeo abaixo mostra algumas das imagens do gigante gasoso, capturadas durante um sobrevoo que a sonda fez em 2016.

A animação começa com a Juno se aproximando do norte do planeta, até que fica a apenas 3.500 km do topo das suas nuvens. Depois, aparecem áreas claras e cinturões de nuvens escuras, além de tempestades. 

3. Lua e anéis de fumaça

Outro destaque mostra os anéis de fumaça liberados pelo vulcão Etna, na Itália, há algumas semanas. Ao contrário do que pode parecer, os anéis não indicam que há uma erupção vulcânica a caminho. O clique de Dario Giannobile registrou também a Lua visível na fase crescente, visível como uma fina faixa no céu. 

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: anéis de fumaça são a foto astronômica de segunda-feira (22) 

4. Rastros de aviões

Os rastros deixados por aviões renderam uma foto espetacular feita por Fatih Ekmen, na Turquia. Na verdade, eles são chamados de trilhas de condensação, e surgem quando a umidade da exaustão dos aviões forma gotas d’água na atmosfera. Portanto, são como nuvens artificiais.  

📷 Leia mais: rastros de aviões são a foto astronômica de terça-feira (23)

Continua após a publicidade

5. Nebulosa

Já o fotógrafo Rowan Prangley fez um registro da nebulosa de emissão NGC 6164, encontrada a 3.600 anos-luz de nós. Esta nuvem de gás e poeira brilha graças à luz ultravioleta vinda de HD 148937, uma estrela massiva e quente. 

📷 Leia mais: nebulosa de emissão é a foto astronômica de quarta-feira (24)

6. Berçário de estrelas

Continua após a publicidade

NGC 604 é outra nuvem cósmica do compilado da semana. Este berçário estelar foi observado pelo telescópio James Webb e é quase 100 vezes maior que a Nebulosa de Órion, a maior e mais próxima região de formação estelar. Ali, há mais de 200 estrelas jovens, massivas e quentes.  

📷 Leia mais: nuvem de formação estelar é a foto astronômica de quinta-feira (25) 

7. Estrela Regulus

A última foto traz a estrela Regulus, da constelação de Leo, o Leão, encontrada a apenas 79 anos-luz da Terra. Ela é a mais brilhante da constelação e é formada pelas estrelas Regulus A, B, C e um outro objeto, que só podem ser vistos com a ajuda de um telescópio. O astro aparece junto com a galáxia Leo I, parte do Grupo Local de Galáxias.  

Continua após a publicidade

📷 Leia mais: estrela brilhante é a foto astronômica de sexta-feira (26)

Clique para ver a galeria

Fonte: APOD