Destaque da NASA: anéis de fumaça e Lua são foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
A foto destacada pela NASA nesta segunda-feira (22) traz os grandes anéis de fumaça expelidos pelo vulcão Etna. A cena foi capturada por Dario Giannobile, na Sicília, Itália, há alguns semanas e mostra também a Lua na fase crescente, que torna a cena ainda mais especial.
O fenômeno observado na fumaça do vulcão não é novo. Trata-se dos anéis de vórtice, que acontecem quando as paredes do vulcão desaceleram levemente a parte externa das nuvens de fumaça expelidas.
Isso faz com que a parte interna do gás se mova rapidamente. Depois, surge um círculo de baixa pressão que faz com que as nuvens de gás e cinzas sejam dispersas em uma estrutura de formato de anel.
Não pense que os requisitos para a formação dos anéis de vórtice acabaram. Para que aconteçam, é preciso que a chaminé do vulcão tenha formato específico, a fumaça deve ser expelida a uma velocidade determinada e a atmosfera por perto deve estar tranquila.
O vulcão Etna liberou tais anéis no início do mês, deixando turistas e moradores intrigados. Vale lembrar que os anéis não indicam que há uma erupção vulcânica a caminho, mas sim que existe atividade vulcânica moderada em andamento.
Fases da Lua
Você deve ter visto que a foto também mostra a Lua na fase crescente. Na imagem, uma pequena parte do nosso satélite natural aparece iluminada pelo Sol, que é o único corpo em nosso sistema que brilha com luz própria.
A luz solar ilumina sempre metade da Terra, enquanto a outra metade permanece escura. Algo semelhante acontece na Lua, que tem sempre um lado iluminado e outro escuro, variando conforme ela realiza o movimento de rotação.
Já as fases lunares representam o quanto conseguimos ver do lado iluminado da Lua conforme ela viaja em sua órbita ao redor da Terra. É assim que acontecem as oito fases lunares, sendo que a primeira é a nova, e a última, a cheia.
Fonte: APOD