Publicidade

Destaques da NASA: eclipse lunar, galáxias e+ nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Novembro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Giorgia Hofer/Marcelo Rivera/MaryBeth Kiczenski
Giorgia Hofer/Marcelo Rivera/MaryBeth Kiczenski

Preparado para conferir as mais recentes fotos astronômicas destacadas pela NASA? Nesta semana, os astros do nosso compilado foram os eclipses solares e lunares, que apareceram por aqui em imagens de tirar o fôlego. Há também imagens de nebulosas coloridas, galáxis distantes e, claro, muito mais.

Confira:

Sábado (28/10) — Estrela Gamma Cassiopeiae

A estrela Gamma Cassiopeiae, visível na constelação Cassiopeia, se destaca nesta imagem por seu brilho. Ela aparece acompanhada de IC 59 e IC 63, que são nuvens interestelares de gás e poeira.

Continua após a publicidade

Estas nebulosas ficam a cerca de 600 anos-luz de nós, e estão desaparecendo lentamente. O motivo é a radiação energética vinda da estrela, localizada a apenas três anos-luz delas.

Domingo (29/10) — Eclipse lunar parcial

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

No fim de outubro, parte da Lua mergulhou na sombra da Terra, proporcionando um eclipse lunar do tipo parcial. O fenômeno foi visível em algumas regiões do Brasil.

A foto acima mostra o eclipse de diferentes formas. No lado esquerdo, está uma imagem superexposta da Lua, que destaca as formações lunares na área escurecida pelo eclipse. Já no direito, está uma foto do nosso satélite natural com a exposição mais equilibrada, ressaltando o eclipse.

Continua após a publicidade

Segunda-feira (30/10) — Nebulosa Fantasma

As nebulosas são conhecidas por terem formatos curiosos e imprevisíveis e que, às vezes, lembram figuras familiares para nós. É o caso da nuvem na parte inferior da foto, conhecida pelo apelido Nebulosa Fantasma.

Este complexo de nebulosas fica a cerca de 1.200 anos-luz de nós sobre o plano da Via láctea. Elas se estendem por mais de dois anos-luz, e têm estrelas em formação.

Continua após a publicidade

Terça-feira (31/10) — Nebulosa do Mago

Pronto para conferir mais uma nuvem de gás e poeira? Agora, é a vez da nebulosa NGC 7380, também chamada de Nebulosa do Mago.

Continua após a publicidade

É possível que ela exista por mais alguns poucos milhões de anos. Por outro lado, as estrelas formadas a partir do gás e poeira em seu interior podem se manter por mais tempo que nosso Sol.

Quarta-feira (01/11) — Eclipse solar

Nem todos conseguiram conferir o eclipse solar que aconteceu em outubro, mas a boa notícia é que a foto abaixo mostra todas as fases do fenômeno.

Continua após a publicidade

No centro da imagem, somente as bordas do disco solar estão visíveis, enquanto o restante aparece coberto pela Lua. O brilho do nosso satélite natural foi aumentado digitalmente para facilitar a visualização de suas características enquanto cobria o Sol.

Quinta-feira (02/11) — Aglomerado de Galáxias

Continua após a publicidade

Este o Aglomerado da Fornalha, que tem o nome da constelação homônima. Ele fica a 62 milhões de anos-luz de nós, sendo um dos aglomerados galácticos mais próximos da Terra.

Cada pontinho amarelado nesta foto é uma galáxia do tipo elíptica no aglomerado. Por ali, as dominantes são NGC 1399 e NGC 1404, visíveis perto do centro da imagem.

Continua após a publicidade

Sexta-feira (03/11) — Júpiter e luas

Júpiter chegou à oposição em 2 novembro, parecendo maior e mais brilhante no céu e proporcionando um ótimo momento para observá-lo. Caso você não consiga ver o gigante gasoso, pode conferir sua beleza na foto abaixo.

Esta imagem é uma combinação de diferentes exposições, capturadas para mostrar o brilho do planeta e a beleza da Lua durante o eclipse lunar parcial recente.

Continua após a publicidade

Fonte: APOD