SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Eclipse lunar parcial: veja as melhores fotos do fenômeno

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Outubro de 2023 às 10h41

Link copiado!

Luiz Fernando Bezerra da Silva
Luiz Fernando Bezerra da Silva

Um eclipse lunar parcial aconteceu no sábado (28), sendo visível para observadores em várias regiões. Este foi o último dos quatro eclipses deste ano, e quem o acompanhou pôde ver parte da Lua desaparecendo em meio à sombra da Terra.

Desta vez, os melhores lugares para a observação do fenômeno estavam na África, Europa, Ásia e partes da Austrália. Já no Brasil, o eclipse lunar foi visível em algumas regiões do Nordeste, quando a Lua surgiu no horizonte.

Por lá, foi possível conferir o eclipse lunar penumbral, que acontece quando a Lua passa pela parte menos escura da sombra projetada pela Terra. Como nosso satélite natural fica levemente escurecido, eclipses deste tipo podem passar despercebidos.

Continua após a publicidade

O fenômeno começou às 15h01 no horário de Brasília, e durou cerca de 4,5 horas. Dizemos que este eclipse foi parcial porque somente um pedaço da Lua ficou coberto pela umbra, o nome dado à parte mais escura da sombra da Terra.

O eclipse lunar parcial foi o último de 2023, e o próximo vai acontecer em março de 2024, sendo visível para observadores na América do Norte. Durante o fenômeno, a Lua vai mergulhar na penumbra.

Já em abril de 2024, vai acontecer um eclipse solar total, no qual nosso satélite natural vai esconder totalmente o disco solar. O evento é aguardado com grande expectativa, e vai ser visível do México, Estados Unidos e Canadá.

Continua após a publicidade

Fotos do eclipse lunar parcial

Caso você tenha perdido o eclipse lunar parcial, não se preocupe, pois o Canaltech selecionou as melhores imagens do evento.

Confira:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade