Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Júpiter e eclipse lunar são a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Novembro de 2023 às 18h16

Link copiado!

Giorgia Hofer
Giorgia Hofer

A foto destacada pela NASA nesta sexta-feira (3) mostra Júpiter e alguns de seus satélites naturais brilhando junto da Lua. O gigante gasoso está visível nos últimos dias, e pode ser observado logo após o pôr do Sol.

O brilho espetacular de Júpiter se deve à sua oposição, que acontece quando o planeta e o Sol ficam em lados opostos em relação à Terra. Neste momento, o planeta é totalmente iluminado pelo Sol, parecendo maior e mais brilhante.

Como está na posição oposta em relação ao Sol, Júpiter permanece visível acima do horizonte durante a noite toda.

Continua após a publicidade

No fim de outubro, a Lua entrou em oposição, e no dia 2 de novembro foi a vez do gigante gasoso. Assim, para produzir esta imagem, o fotógrafo combinou uma exposição curta e outra longa, unidas para destacar o planeta e a Lua durante o eclipse lunar parcial.

Além do eclipse, a imagem mostra algumas das luas galileanas, grupo formado por Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Por fim, há uma coroa lunar, visível como o anel brilhante ao redor da Lua.

As coroas lunares acontecem quando a luz refletida pela Lua atravessa alguma camada fina de gotinhas d’água, tanto de nuvens quanto de neblina. As gotas funcionam como pequenos prismas, dispersando a luz em várias direções e formando um anel colorido como o da foto acima. O mais interno é azulado, e os mais externos, avermelhados.

Júpiter e suas luas

Júpiter é o quinto planeta em relação ao Sol em nosso sistema, sendo também o maior de todos — sozinho, ele é mais de duas vezes mais massivo que todos os outros planetas em nossa vizinhança!

Uma das características mais marcantes deste planeta são suas faixas e redemoinhos. Eles são nuvens frias, compostas principalmente por amônia e água, que flutuam livremente na atmosfera de hidrogênio e hélio.

Fonte: APOD