Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Emirados Árabes Unidos realizarão sua 1ª missão de longa duração na ISS em 2023

Por| Editado por Rafael Rigues | 29 de Abril de 2022 às 16h30

Link copiado!

NASA
NASA

Os Emirados Árabes Unidos lançarão seu primeiro astronauta para uma missão de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Nesta sexta-feira (29), o Centro Espacial Mohammed bin Rashid (MBRSC) — a agência espacial do país — afirmou que seu tripulante estará bordo de uma das missões comerciais da NASA, a Crew-6, prevista para ser lançada em 2023.

Para enviar seu astronauta a ISS, o centro espacial árabe firmou um acordo com a Axiom Space, que tinha um assento garantido para algum voo comercial da NASA. Essa vaga foi conquistada quando a Axiom ofereceu uma vaga para a agência norte-americana enviar um astronauta ao espaço a bordo da nave russa Soyuz.

Continua após a publicidade

Será a primeira vez que um astronauta dos Emirados Árabes passará 180 dias na ISS. Em dezembro do ano passado, a NASA divulgou os dois primeiros tripulantes da missão Crew-6, Stephen Bowen e Woody Hoburg, que decolarão a bordo de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX. Ainda não foi revelado qual será o astronauta árabe a embarcar nessa viagem.

Esta é mais uma inciativa dos Emirados Árabes para ampliar sua presença na exploração espacial, seguindo uma série de conquistas nos últimos anos. Em setembro de 2019, a nação enviou seu primeiro astronauta à ISS, a bordo de uma nave Soyuz, para uma missão de oito dias.

Em julho de 2020, o país lançou sua primeira missão interplanetária: a sonda Hope foi enviada a Marte para estudar o clima e mapear a superfície do planeta vermelho. Com isso, os Emirados Árabes se tornaram a quinta nação a enviar uma missão para lá.

Continua após a publicidade

Além disso, no ano passado o país anunciou uma parceria com a empresa japonesa ispace para enviar seu rover Rashid para estudar a superfície da Lua. Todos estes projetos preparam a chegada dos Emirados Árabes ao ambicioso plano de estabelecer um assentamento humano em Marte em 2117.

Fonte: Axiom Space, Via Phys.org