Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chandrayaan-3: como ver online o pouso da sonda indiana na Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Agosto de 2023 às 10h43

Link copiado!

ISRO
ISRO

O módulo de pouso da missão Chandrayaan-3, da Índia, vai realizar uma tentativa de pouso na Lua durante a manhã desta quarta-feira (23). Se tudo correr bem, o país vai se juntar à breve lista de nações que já conseguiram descer suas espaçonaves ao nosso satélite natural — até agora, somente os Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China tiveram sucesso na empreitada.

Lançada em 14 de julho, a Chandrayaan-3 começou a orbitar a Terra em trajetórias mais amplas e, depois, se transferiu para a órbita lunar. Nas últimas semanas, ela realizou manobras necessárias para se aproximar da superfície da Lua.

A agência espacial indiana ISRO vem divulgando imagens capturadas pela câmera do lander. As mais recentes foram capturadas no domingo (20), e mostram crateras na superfície lunar:

Continua após a publicidade

O esperado é que a alunissagem (nome dado a pousos na Lua) da Chandrayaan-3 aconteça em um local próximo do polo sul do nosso satélite natural. A sonda vai levar à superfície o lander Vikram e o pequeno rover Pragyan, que devem operar durante um dia lunar, equivalente a cerca de 14 dias terrestres.

Durante o período, os dispositivos devem realizar diferentes experimentos, como análises espectrais da composição mineral da superfície da Lua. Enquanto isso, o módulo de propulsão vai conduzir observações da Terra.

Esta não é a primeira vez que a Índia tenta pousar uma espaçonave na Lua — a tentativa anterior foi realizada com a missão Chandrayaan-2, sem sucesso. Desta vez, a ISRO trabalhou em novos recursos que podem ajudar no pouso, como instrumentos para estimar a altitude e velocidade sobre a superfície.

Continua após a publicidade

Como assistir online ao pouso da Chandryaan-3

Segundo informações da ISRO, a Chandrayaan-3 deve pousar na Lua na quarta-feira (23), às 9h34 no horário de Brasília. A agência espacial vai transmitir as operações ao vivo a partir das 8h50 em seu canal do YouTube.

A ISRO declarou nesta terça-feira (22) que tudo está dentro do cronograma planejado. Mesmo assim, vale lembrar que o horário exato do pouso pode variar de acordo com o andamento da missão.