Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda Chandrayaan-3 manda fotos da Lua após separação de módulos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Agosto de 2023 às 10h31

Link copiado!

ISRO
ISRO

A Índia avançou mais um passo na tentativa de pousar sua sonda Chandrayaan-3 na Lua. Na quinta-feira (17), a agência espacial indiana ISRO confirmou que o módulo de pouso está voando por conta própria, após ter se separado do módulo de propulsão. Ainda, a ISRO divulgou imagens da superfície lunar capturadas após o procedimento.

Além de confirmar o sucesso da separação entre os componentes, a ISRO trouxe imagens capturadas pela câmera do módulo de pouso. Segundo a agência espacial, os registros foram capturados logo após o módulo de pouso e o de propulsão se separarem.

Confira:

Continua após a publicidade

Antes da separação, a câmera LPDC capturou a sequência de imagens abaixo, que mostram várias crateras na superfície da Lua:

Lançada em julho com um foguete Launch Vehicle Mark-3, a espaçonave da missão Chandrayaan-3 vem se preparando para pousar controladamente em um local perto do polo sul da Lua. Após o lançamento, ela deu algumas voltas ao redor da Terra, necessárias para pegar impulso gravitacional e seguir ao nosso satélite natural.

Continua após a publicidade

No início de agosto, a sonda entrou na órbita da Lua. Desde então, ela realizou algumas manobras de redução orbital, ficando cada vez mais próxima da superfície lunar. Finalmente, no dia 23, o módulo de pouso Vikram vai realizar a tentativa de pouso.

Se tudo correr bem, a dupla robótica deve se dedicar à exploração da superfície durante um dia lunar (cerca de 14 dias terrestres), até esgotar a energia de suas baterias. Entretanto, não é fácil pousar naves na superfície da Lua — por enquanto, somente os Estados Unidos, a China e a antiga União Soviética tiveram sucesso na empreitada.