Chandrayaan-3: sonda indiana tira fotos do lado afastado da Lua
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A sonda Chandrayaan-3, da Índia, tirou novas fotos do lado afastado da Lua. As imagens foram publicadas no sábado (19) pela ISRO, a agência espacial do país, e mostram várias crateras na região.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Sonda Chandrayaan-3 faz nova manobra e fica mais perto da Lua
Segundo uma publicação da ISRO no X, antes chamado de Twitter, as fotos foram feitas pela Lander Hazard Detection and Avoidance Camera (LHDAC). Trata-se de uma câmera que vai ajudar a sonda a identificar uma área segura para o pouso, sem rochas ou encostas íngremes.
Estas imagens mostram um pouco do que há no chamado lado mais distante do nosso satélite natural, nome dado à face lunar que não pode ser observada da Terra. Elas revelam diferentes formações geológicas na região, como crateras de impacto e grandes estruturas de lava resfriada.
A agência espacial declarou que o pouso da Chandrayaan-3 deve acontecer na quarta-feira (23), por volta das 9h34no horário de Brasília. A espaçonave vai tentar descer em um local próximo ao polo sul lunar e, se tudo der certo, vai se tornar a primeira sonda a pousar por lá.
Lançada em julho, a sonda da missão Chandrayaan-3 entrou na órbita lunar no início de agosto. Desde então, ela realizou uma série de manobras, necessárias para sua preparação para o pouso.
Ela leva consigo o módulo de pouso Vikram, no qual está o pequeno rover Pragyan. Eles se separaram do módulo de propulsão na última semana e, se a dupla conseguir pousar, deve operar por cerca de um dia lunar (o equivalente a 14 dias terrestres).